Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Maria da Cruz Santos
Por: Museu da Pessoa, 9 de dezembro de 2007

Filha das carrancas

Esta história contém:

Filha das carrancas

Vídeo

Meu nome é Maria da Cruz Santos, nasci aqui em Petrolina em 2 de maio de 1956. A minha mãe é Ana Leopoldina Santos e o meu pai José Vicente de Barros, meu padrasto, que eu considero como pai, o pai que eu conheci. Minha mãe nasceu em Santa Filomena, Pernambuco, e papai nasceu em Itainópolis, Piauí. Mamãe foi de Santa Filomena pra Picos fugindo da seca porque lá em Santa Filomena era muito, era não, é muito seco e ela foi, pra ver se melhorava a situação pra lá. E lá conheceu meu padrasto. Já era viúva, casou com ele, que ele é cego de nascença, é deficiente visual, ele não tem nem o globo ocular. Mas ela gostou da forma dele, do jeito dele e terminaram se casando os dois.

Minha mãe trabalhava com cerâmica com modelagem em barro. Ela começou aos sete anos, ela aprendeu esse ofício com a mãe dela. Só que antes ela confeccionava utensílios, pote, panela, que eram usados na época. Depois, aqui em Petrolina, já no ano de 1963, ela começou a modelar as carrancas no barro.

É a gente mesmo que vai pegar o barro, final de semana, lá no rio, a gente já retira um barro que ele já foi retirado pra fora pra fazer lagoa de estabilização, lagoa de tratamento de água, aqui no rio. Eles tiraram o barro, colocaram numa parte, aquela sobra que já foi retirada é o que a gente está utilizando. A gente traz, coloca durante três dias umas vasilhas de pneu de carro que tem, durante três dias fica a infusão. Depois desses três dias, a gente coloca numa lona e ele amassa o barro com o pé. Vai amassando, amassando, amassando, fica igual a uma massa de modelar, aquela massinha que criança brinca na escola, daquele mesmo jeitinho. Ele amassa, depois que ele amassa ele ainda fica tirando todos os fragmentos. Todo fragmento que tem, pedrinha, raiz, é ele quem retira.

Quando ela já começou a fazer as carrancas, quando ela pegou encomenda pra doutor Oso, doutor Geraldo, quando ela terminou dez eu já consegui fazer uma sozinha. Ela ficou...

Continuar leitura
Fechar

Retrato de Maria da Cruz Santos

Dados da imagem legenda: Maria da Cruz Santos, filha de Ana das Carrancas, mostra uma das máscaras que produz com o barro retirado das margens do Rio São Francisco. Petrolina, PE, 2007. Foto de Antônia Domingues.<br>personagem: Maria da Cruz Santos<br>

Período:
09/12/2007

Local:
Brasil / Pernambuco / Petrolina

Imagem de:
Maria da Cruz Santos

História:
Filha das carrancas

Tipo:
Fotografia

Palavras-chave:
artesanato, pedagogia, exposição, ditadura, feira, ana, arte, escultura, barro, carranca

legenda: Maria da Cruz Santos, filha de Ana das Carrancas, mostra uma das máscaras que produz com o barro retirado das margens do Rio São Francisco. Petrolina, PE, 2007. Foto de Antônia Domingues.
personagem: Maria da Cruz Santos

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.