Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Por: Museu da Pessoa, 8 de dezembro de 2007

Feminismo na pesca

Esta história contém:

Feminismo na pesca

Vídeo

Maria Aparecida Mendes, meu nome completo. Data de nascimento, 30 de setembro de 1961, nascida em Alagoas, Batalha. Meu pai é Antônio Mendes da Costa, sempre foi pescador. Minha mãe é Maria Eunides dos Santos, ela era agricultora. Com idade de sete anos já pescava com meu pai, pra ajudar na despesa de casa. Já tinha a responsabilidade de vender, negociar aquele peixe, fazer feira e trazer pra casa.

A gente precisou, pra preservar o surubim, a espécie, fazer um trabalho de conscientização dentro das colônias. Eu fui uma das pioneiras nesse trabalho, porque eu, como pescadora, sempre estou lá junto com o pescador e vejo as falhas que eles cometem até por inocência, por ignorância. Acha que porque foi Deus que fez nunca vai acabar.

A gente morava perto duma vila e esse pessoal da vila, era uma vila de funcionários. E sempre que a gente pescava o peixe eles compravam. A gente pegava o peixe, a gente beneficiava ele cá no rio, limpava tudo direitinho. Já as quantidades certas das pessoas eu pegava, botava tudo na bacia, botava na cabeça e ia entregar nas casas, já ia certo.

Isso é uma coisa que hoje me faz muita falta, foi o estudo que eu não aprendi na escola, que eu passei a aprender em casa com as colegas, com professoras que me viam, e ela queria. Ela dizia: “Essa menina é muito inteligente, eu vou ajudá-la”. E iam muitas delas lá pra casa dar aula particular sem compromisso nenhum, por pura amizade. E aprendi assim, porque só cheguei a estudar até a quinta série, dentro da escola mesmo.

Como eu tenho essa facilidade de saber qual o sabor, qual o peixe com sabor de cada uma espécie. esse amigo meu me ajudou: vamos ampliar esse seu conhecimento. Vamos lhe ajudar ampliando, você vai fazer o beneficiamento. A pesca e beneficiamento. Você fazendo o beneficiamento vai agregar valor no produto que você pescou. Grande parte dos cursos eu fiz aqui, mas eu já fiz curso em Salvador, já fiz curso em Recife, em Belo...

Continuar leitura
Fechar

Retrato de Cida Pescadora

Dados da imagem legenda: Cida Pescadora, narra suas histórias à beira do Velho Chico. Foto de Winny Choe.<br>personagem: Maria Aparecida Mendes, a Cida Pescadora<br>

Período:
Ano 2007

Local:
Brasil / Bahia / Sobradinho - Ba

Imagem de:
Maria Aparecida Mendes ( Cida Pescadora)

História:
Feminismo na pesca

Crédito:
Acervo Pessoal

Tipo:
Fotografia

Palavras-chave:
praia, sorriso, mulher, camiseta estampada

legenda: Cida Pescadora, narra suas histórias à beira do Velho Chico. Foto de Winny Choe.
personagem: Maria Aparecida Mendes, a Cida Pescadora

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.