Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Eloiza Gomes Rufino
Por: Museu da Pessoa,

Fazendo arte

Esta história contém:

Fazendo arte

“Com dez anos eu tive que parar meus estudos porque foi ficando difícil para a minha mãe sustentar os três filhos. Na época a patroa falou que era pra eu ir trabalhar, mas todo final de semana eu estaria em casa. Era de uma família lá em Vitória, e minha casa ficava em Itapemirim. Eu fiquei quatro meses sem vir em casa. Na época, nem fui de ônibus, nós fomos assim: entrava no caminhão, do caminhão entrava em outro, e assim por diante. Na primeira semana que eu fiquei lá eu gostei, mas depois a senhora me levou para casa da filha dela. Então era uma criança tomando conta de duas e ainda tomando conta de uma casa. Então aquilo lá foi muito traumatizante na minha vida porque não era nada daquilo que ela tinha falado para a minha mãe e eu não tinha contato com ninguém. Eu sofria muito porque pra fazer comida eu tinha que botar um banquinho na beira do fogão e eles chegavam na hora do almoço e tinham que encontrar comida pronta. Um dia eu peguei a sacolinha de plástico com as roupas dentro e vim embora. A senhora ainda me iludindo, comprando roupa, presente, mas a realidade veio batendo mais forte. Quando eu vim a minha mãe não deixou eu voltar mais. Tinham acontecido fatos, como a morte do meu avô, que eu nem sabia que tinha falecido. Minha mãe falou “Ninguém vai te iludir com nada porque o pouco que a gente tem dá pra gente sobreviver. Não importa se a gente vai comer um feijão com uma farinha ou se amanhã a gente vai comer uma carne, mas você vai estar aqui comigo, você nunca mais vai sair do meu lado”. Foi muito importante mesmo eu ter ouvido aquilo da boca da minha mãe. Eu fui pra escola com cinco anos, mas por causa desses contratempos, e minha mãe separou do meu pai, acabei estudando que nem uma nômade. Fui me formar com vinte e três anos. E quando eu já estava crescida, fiz um estágio no SAAE* e foi muito importante na minha vida, porque tive um reconhecimento das coisas que eu tinha estudado. E lá...

Continuar leitura

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

P/1 – Então eu queria que você começasse falando pra gente seu nome completo, onde você nasceu e a data do seu nascimento.

R – Meu nome é Heloisa Gomes Sofino, eu nasci aqui mesmo no município de Itapemirim e a minha data de nascimento é dia 23 de setembro de 1981.

P/1 – E seus pais são daqui mesmo?

R – São, são daqui mesmo.

P/1 – Você nasceu e já veio pra cá?

R – Isso...

P/1 – ...pra Bom Será...

R - ...desde novinha nasci, fui criada e até hoje estou aqui em Bom Será.

P/1 – E Luiza, como você descreveria assim os seus pais.

R – Ah, os meus pais? A minha mãe teve um papel muito importante na minha vida. Mas quando eu tinha uns 5 anos a minha mãe se separou do meu pai então ela lutou muito para sustentar e criar os três filhos, porque eu tenho a minha irmã mais velha e o meu irmão caçula, eu sou a do meio. Então a gente passou um pouquinho de...Acho que todo mundo passa um pouquinho de dificuldade na vida, mas graças a Deus mesmo com as dificuldades, os trabalhos nos conseguimos vencer todas as lutas e estamos aqui até hoje.

P/1 – E a sua mãe? O que os seus pais faziam ou fazem?

R – Minha mãe trabalhava na roça com o meu avô, ela era lavradora, cortava cana. O meu pai também, porque aqui. Todo mundo, a maioria do pessoal que morava aqui trabalhavam na roça.

P/1 – E aí quando eles iam trabalhar na roça...

R – É, quando eles iam trabalhar minha irmã, a mais velha, tomava conta da gente, de mim e do meu irmão mas graças a Deus foi assim, foi uma luta, mas foi uma luta boa. Foi uma coisa que nós aprendemos muito ,né? Eu com uns 11 anos por causa da luta, da dificuldade minha irmã também teve que trabalhar cedo, logo em seguida eu fui também. Tivemos que trabalhar cedo em casa de família, mas foi uma coisa boa. A gente passa a aprender a dar valor mais as coisas que a gente vem conseguindo hoje em dia, a gente passa a dar valor pelas dificuldades que a gente passou na vida.

P/1 – E...

Continuar leitura

Título: Fazendo arte

Local de produção: Brasil / Itapemirim

Autor: Museu da Pessoa
Personagem: Eloiza Gomes Rufino

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios