Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Por: Ana Paula Matias Souza da Silva, 12 de novembro de 2019

Família

Esta história contém:

Família

Vídeo

O nome do entrevistado é José Carlos Elias Maceno, tem 65 anos, nasceu na cidade de Recife, na maternidade Bandeira Filho em Afogados. Filho de Maria José Elias Macena, e de Cosmo José da Maceno. Teve uma infância muito, mas muito boa! Morava com seus avós no bairro da Mustardinha, próximo a Praça Sargento Wolf. Naquela época, contou que brincavam muito na rua; pois não havia tanta violência como hoje. Grande parte das casas não tinha nem muro. E eram separadas por cercas vivas. As brincadeiras eram as mais variadas possíveis, esconde-esconde, empina pipa, bola de gude, pião, além dos brinquedos do parque: balanço, escorrega, uma das brincadeiras que mais gostava era de tocar a campainha do vizinho e sair correndo pela rua com a molecada. Estudou em uma escola pequena da comunidade, a professora chamava-se Dona Alberice, havia um respeito tão grande pelos mais velhos que pediam a bênção a todos até o padre quando passava na rua. Hoje os velhos não são mais respeitados pelos mais novos O tempo passou tornou-se um rapaz e foi trabalhar na fábrica de brinquedos Estrela em São Paulo, como vendedor, com o seu salário sustentou sua família, comprava roupas, sapatos, alimentação e moradia. Teve sete filhos; três do primeiro casamento, Três do segundo casamento. Hoje está no seu terceiro casamento, já faz doze anos. Conheceu sua esposa atual na igreja, e se casaram. Ela não desejava ter filhos; porém o Senhor tinha dito que teria um filho na velhice e assim foi, teve mais um filho. Esse filho é uma benção na vida deles, e ele aconselha que seja você uma benção na vida de seus pais. A bíblia diz em Efésios 6. 1-3 filhos obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo. “Honra teu pai e tua mãe”- este é o primeiro mandamento com promessa – “para que tudo te corra bem e tenhas longa vida sobre a Terra”. Este é um dos seus conselhos para hoje, façam as escolhas corretas com relação as suas...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.