Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Liz Helena Mariá
Por: Maria Jeicilane Dutra da Silva, 24 de janeiro de 2022

EU, PROFESSORA: TRAJETÓRIA DE UMA PROFESSORA EM FORMAÇÃO

Esta história contém:

Me chamo Liz Helena Mariá, tenho 36 anos, sou preta, baixa renda, nasci em porto velho Rondônia. Começarei contando um pouco do que aconteceu antes de eu dar início ao curso pedagogia. Sempre quis fazer uma faculdade de psicologia. Até fiz uma primeira tentativa, mas por um erro de contracheque, segundo o pessoal da faculdade, não consegui a bolsa. Então fui fazer um tecnólogo, terminei e tinha o objetivo de com ele, fazer o concurso da polícia federal. Fui fazer curso para ter carteira de motorista, pois para ser um policial federal precisa ter categoria B, fiz todos os primeiros processos, só faltava a prova prática, foi quando resolvi vir pra Rio Branco – AC, iria fazer a prova prática aqui. No entanto o Departamento Estadual de Trânsito - DETRAN não permitiu, então perdi todo o meu processo da habilitação, meu sonho foi frustrado. E desde então, nunca mais quis tirar a habilitação.

Foi então que quis partir para uma segunda opção de faculdade , que seria a de psicologia, iria fazer o ENEM . Porém algo inesperado aconteceu, perdi meu bem mais precioso que eu tinha até aquele momento: minha filha Emily. Meus sonhos mais uma vez se frustraram. Nesse momento da minha vida, desisti de tudo, só passei a viver, já que, segundo minha religião, eu não poderia tirar minha vida, se não eu iria pro inferno, isso eu não queria.

Passei por um processo de depressão, inicialmente sem saber, comecei a sentir várias coisas, pensei que tinha alguma doença no sangue, então procurei vários especialistas e quando não me restou mais nenhuma alternativa fui para o psiquiatra. Dessa forma descobri o que realmente eu tinha: depressão e ansiedade. Fiz tratamento com remédios, e com o psicólogo, fui melhorando, então em 2018 fiz o ENEM, me inscrevi no SISU queria fazer o curso de psicologia. Contudo, meu sonho foi frustrado mais uma vez, a UFAC, só tinha o curso de psicologia de forma integral, e eu por ser uma pessoa de baixa renda, não...

Continuar leitura
Palavras-chave: professora, eu

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios