Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História
Por: Geane da Silva almeida, 15 de janeiro de 2022

Eu, Professora: Trajetória de uma professora em formação

Esta história contém:

Olá, meu nome é Geane Almeida, tenho 29 anos, nasci no município de Sena Madureira/AC, em 11 de junho de 1992. Meus pais eram pequenos agricultores, passei parte da infância na zona rural, era um lugar maravilhoso, muito grande e com muitas fruteiras (coco, manga, azeitona, goiaba, caju, graviola, laranja, cupuaçu, entre outros). Criávamos animais para o nosso próprio consumo: galinhas, porcos e patos são alguns dos animais que lembro. Éramos 12 irmãos, sou a filha número 9. Quando tinha 7 anos, meu pai vendeu nossa colônia, localizada na Boca do caeté, momento a partir do qual passamos a morar na zona urbana, no bairro vitória.

Em 2001, fomos obrigados a nos mudar para Rio Branco/AC para cuidar da minha irmã mais velha, que se encontrava muito doente, infelizmente ela não resistiu e veio a óbito ainda no ano de 2001. Meus pais se separam no mesmo ano, passamos a morar, a partir de então, com meus avós maternos. Esse foi um período bastante difícil, já que minha mãe não possuía emprego e de uma hora pra outra passou a ser inteiramente responsável pela alimentação e criação de 6 filho menores.

Durante certo tempo, meus avós assumiram o encargo de sustentar minha mãe e os seus 6 filhos. Meus avós merecem destaque nesta história, já que mesmo não possuindo uma renda apropriada (somente meu avô trabalhava como vendedor de picolé), nos acolheram, sustentaram, educaram e, principalmente, nos amaram. Aliás, amaram todos os netos que passaram por lá, e não foram poucos, a casa deles era praticamente um albergue, uma casa de apoio. Heróis e protagonistas, essas são as palavras adequadas para classificar meus avós na minha vida (infelizmente, meu avô faleceu em 2015 e minha avó em 2021).

Com o tempo, fomos nos adaptando à “cidade grande”, comecei a estudar, minha mãe conseguiu um emprego e a alegria voltou a reinar em nossa família. Em 2006, saímos da casa dos meus avós, passando a morar no bairro Rui Lino II, terminei...

Continuar leitura
Palavras-chave: euprofessora

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios