Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Danila Brito da Silva
Por: Danila Brito da Silva, 15 de janeiro de 2022

Eu, Professora: Trajetória de uma professora em formação

Esta história contém:

Meu nome é Danila Brito da Silva, nasci em 02 de maio de 1999, tenho 22 anos, sou filha de Francisca Ferreira e Damião Pereira, tenho 11 irmãos, nasci em família de condições econômicas baixas. Meu nascimento aconteceu durante uma viagem de canoa, no rio juruá, quando meus pais saíram do município de Porto Walter/Acre, com destino a Cruzeiro do Sul/Acre. Com isso, fui registrada no município de Porto Walter, pois estávamos mais perto de lá, no entanto, eu e minha família fomos morar na cidade de Cruzeiro do sul/ Acre.

Com 6 anos de idade em 2004, frequentei minha primeira escola, estudei lá do Pré-escolar até o 4° ano do ensino fundamental e reprovei nessa série. Logo após esse período, em 2009, mudei de casa, fui para um lugar mais distante do centro da cidade de Cruzeiro do sul, para uma vila pequena chamada Santa Rosa, no interior, estudei lá mais uma parte do ensino fundamental. Em dezembro de 2011, saí pela primeira vez da casa dos meus pais e fui morar com minha irmã mais velha na capital do Acre, em Rio Branco, minha irmã me chamou para que eu a ajudasse com seus filhos. Na época, estudei lá, ainda no ensino fundamental, em duas escolas diferentes. Em julho de 2013, voltei para a casa dos meus pais, por saudades de morar com eles, e lá concluí meu ensino fundamental no final de 2014.

Em 2015, iniciei o ensino médio em uma escola no centro de Cruzeiro do sul, pois queria que meu ensino médio fosse na escola da cidade e não no interior, pois acreditava num ensino melhor, no entanto, a escola era muito longe, mas minha mãe me incentivava e pagava 120 reais por mês de passagem de ônibus para que eu pudesse estudar naquela escola da cidade. Eu precisava acordar cinco horas da manhã para pegar o ônibus que demorava mais de meia hora para chegar na minha escola, eu chegava todos os dias atrasada, mas, ao conversar com a direção da escola sobre as condições as quais eu enfrentava para chegar lá, a direção...

Continuar leitura
Palavras-chave: euprofessora

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios