Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Anônimo
Por: Anônimo, 21 de janeiro de 2022

Eu, professora: trajetória de uma professora em formação.

Esta história contém:

Sou a Maria Oliveira, natural de Tarauacá, cidade do interior do Acre onde fiz todo o ensino fundamental em escola pública. Sou a filha mais nova de dez irmãos, meus pais faleceram quando ainda era criança, fui criada pela minha irmã mais velha a quem devo tudo que me tornei até hoje. Com 15 anos vim morar em Rio Branco – Acre para trabalhar como babá e neste período morei no emprego, eu trabalhava durante o dia e fazia o ensino médio a noite, até então sem muita expectativa de vida, sem ter noção do real valor e necessidade de estudo na vida.

Quando estava no último ano do ensino médio surgiu a necessidade e preocupação sobre o que eu faria da vida após, pois eu não queria passar a vida toda ganhando pouquíssimo e trabalhando apenas para sobreviver. Foi aí que comecei a pensar sobre faculdade e o que eu queria fazer. Nesse tempo, não sabia nem o que era, e para o que servia o exame nacional do ensino médio Enem (ENEM), então comecei minha jornada acadêmica no ensino superior, em uma faculdade a distância e particular, mas na metade do curso e com o aumento semestral do valor da mensalidade estava ficando inviável continuar no curso. Eu pude entrar pela as vagas residuais na Universidade Federal do Acre através de minha prima que conseguiu entrar na mesma Universidade anteriormente, ela me contou sobre as vagas residuais e me incentivou a fazer a inscrição, me ajudando com a documentação em todo o processo (confesso que não estava muito confiante, pois nunca tinha ouvido falar dessas vagas), mas minha prima foi explicando sobre como tudo funcionava e como era os estudos na universidade federal do Acre, foi aí que comecei a querer muito estudar lá. Consegui passar no processo seletivo, lembro como fiquei feliz e realizada por ter conseguido isso.

Entrei oficialmente como acadêmica do curso de licenciatura em pedagogia no dia 18 de março de 2019. A parte que eu não sabia e nem minha prima é que não explicam que você entra...

Continuar leitura
Palavras-chave: euprofessora

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios