Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História
Por: Maiza da Costa de Lima, 20 de janeiro de 2022

Eu, professora: trajetória de uma professora em formação.

Esta história contém:

Olá, me chamo Maiza da Costa de Lima, segunda filha dentre as quatros filhas de Mary Rose Ferreira da Costa e Raimundo Nonato Firmino de Lima. Nasci no interior do Acre, em um município chamado Brasiléia, mas fui criada até meus 13 anos de idade no município vizinho, chamado Epitaciolândia e, desde então, estou morando em Rio Branco – Acre.

Iniciei meus estudos na colônia em que fui criada, em uma escola multisseriada, onde uma única professora prestava conta da merenda, da educação, segurança de várias crianças, com isso, pude iniciar meu lado docente, eu ajudava a professora na escola e, em casa, eu e meus amigos fazíamos uma escolinha com merenda, quadro de escrever e troca de conhecimentos, inclusive, minha irmã aprendeu a ler comigo brincando de ser professorinha.

A segunda etapa do ensino fundamental eu iniciei ainda na colônia, acordávamos às 04;00 da madrugada e, na maioria das vezes, para dormimos mais, já íamos para a cama com o uniforme escolar. A estrada até o ponto onde o caminhão dos alunos passava dava um bom percurso, levando em consideração os perigos e as onças que ouvíamos rosnando (não sei como eu tinha tanta coragem; hoje em dia, tenho medo de andar em estradas até durante o dia, quem dirá pela madrugada, com tudo escuro).

Minha mãe se separou e viemos para Rio Branco – Acre escondidas do meu pai, ele começou a ser muito agressivo e até a ameaçar todas nós de morte, eu estava no 9º ano na época. Enfim, concluí todas as etapas da educação básica em 2016 e, por não ter meus documentos (RG, CPF...), eu não fiz o ENEM no 3º ano. Em 2017, iniciei um curso técnico de Enfermagem, mas engravidei logo em seguida e tive que ficar até o 5º mês de gestação em repouso para não perder minha filha, ou seja, precisei trancar o curso. No final de 2017, eu fiz o ENEM pela primeira vez e consegui passar em História na Universidade Federal do Acre (era o que eu queria na época), mas eu não acompanhei e...

Continuar leitura
Palavras-chave: euprofessora

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios