Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História
Por: Marcela Deyse Santos Araujo, 13 de janeiro de 2022

Eu, professora: trajetória de uma professora em formação.

Esta história contém:

Eu, professora: trajetória de uma professora em formação.

Me chamo Marcela, nasci na cidade de São Luis - MA, nordestina com muito orgulho e ainda na infância meus pais mudaram para o Acre, moramos há mais de 20 anos no mesmo bairro desde que chegamos em Rio Branco. Durante toda minha vida escolar estudei em escola pública e, na fase em que cursei o pré-escolar, havia um funcionário da escola, muito querido, que sempre dizia que eu gostava tanto de estudar que estudava dois períodos, na verdade, eu queria ir manhã e tarde para escola, até que um dia me barraram. Desde o Ensino Fundamental eu havia me apaixonado pela disciplina de História, me encantava observar minha professora de história narrar fatos, fazer interpretações, e comigo pensava: “Um dia serei como ela”. O tempo passou e cheguei ao Ensino Médio ainda encantada pela disciplina de história e decidida que quando concluísse o Ensino Médio faria História na Universidade Federal.

Sim, na Federal! Pois, meus pais estudaram apenas o Ensino Fundamental e sempre me incentivaram a estudar, e valorizavam muito à universidade pública pelo ensino, qualidade e por ser acessível. Meu pai sempre dizia que era muito difícil, mas se eu estudasse conseguiria, vi aquilo como desafio e também como motivo de orgulho para ele e fui em busca do meu sonho. Em 2012 veio a aprovação para o curso de História bacharelado pela Ufac, ainda não era o que eu queria, mas meu pai ficou muito orgulhoso. No ano de 2015, eu estava no 7º período, boa aluna, sem pendências, mas resolvi fazer o Enem novamente e, dessa vez, para licenciatura História, agora sim. Fui aprovada, reaproveitei mais da metade do curso e, a partir desse momento, vivi a Ufac intensamente, me dediquei muito, pois tinha consciência de que a sala de aula seria meu local de trabalho. Durante minha passagem entre o curso de bacharelado e licenciatura, passei por um estágio de quatro anos no Tribunal de Justiça do Acre, uma experiência incrível para o meu desenvolvimento como pessoa e...

Continuar leitura
Palavras-chave: euprofessora
fechar

Eu, professora: trajetória de uma professora em formação.

período: 13/01/2022
tipo: Fotografia
Palavras-chave:

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios