Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Mizaela Ferreira
Por: Mizaela Ferreira, 22 de janeiro de 2022

Eu, professora...

Esta história contém:

Eu, professora...

Minha formação: ainda em formação.

Preciso lhe preparar para a história que a Mizaela de 26 anos vai lhe contar. Não será "romântica" ou descreverá o sonho de uma menina que queria ser pedagoga, só será uma vida que caminha para a morte e sabe disso agora. Alguém que não sabia mais o que fazer com o tempo que ainda tinha e está deixando a vida lhe levar. Quero avisar também que, em alguns momentos, as Mizaelas de outras idades falarão, elas vão tentar dizer como cheguei aqui, então, tente escutá-las (já que hoje escutar é o que menos fazemos).

A verdade é que não sei muito sobre o meu nascimento, como vocês devem imaginar, eu não me lembro dele. Mas vou contar o que me contaram e o que tem registrado sobre. Eu nasci no Amazonas, na cidadezinha de Lábrea, localizada às margens do Rio Purus. Sou filha de um filho mais velho que trabalhou muito desde os 12 anos para garantir comida para ele e seus seis irmãos (Meu avô ficou doente de hanseníase, teve uma das pernas amputadas além de vários dedos). Meu pai, Ontoniel, aos 18 anos, resolveu casar para ter a própria vida. Quanto à minha mãe, Franciele, é a filha mais nova de 6 irmãos. Ela viveu com as irmãs mais velhas, sempre cuidando dos sobrinhos em troca de ter comida e teto sobre a cabeça. Casou com meu pai aos 16, para ter uma vida melhor.

Pouco mais de ano depois dos meus pais decidirem se unir, eu nasci. A filha mais velha de (adivinhem só! Sim, sim, sim!) 6 irmãos, 5 dos meus pais e 1 que é filho somente do meu pai. Mas, para não antecipar a ordem cronológica dos acontecimentos, vou trazer a Mizaela dos 2 anos (ou as lembranças dela) para falar.

"Bem, eu brincava com a minha tia que era um pouco maior que eu, tinha uma panelinha igual a que a mamãe fazia feijão, um cordão muito bonito rosa e ela nunca me deixava pegar por muito tempo nos brinquedos dela. E eu ia para uma escola de crianças do meu tamanho, lá tinha um menino que brigou comigo um dia e eu...

Continuar leitura
Palavras-chave: euprofessora
fechar

Eu, professora...

período: 22/01/2022
local: Brasil / Acre / Rio Branco
imagem de: Mizaela Ferreira
história: Eu, professora...
tipo: Fotografia
Palavras-chave:

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios