Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História

Eu... Elas... Eu... Em busca de uma (auto)biografia

Esta história contém:

Eu... Elas... Eu... Em busca de uma (auto)biografia

Lembro-me daqueles domingos em Cerro dos Bois, a vó preparando a comida, as cucas enroladas sobre a mesa, cobertas por panos de prato pintados e arrematados com crochê feito pelas mesmas mãos que preparava potes e potes de sorvete no verão... O pinheirinho de verdade na sala, enfeitado por muitas bolinhas coloridas, com muitos animais no presépio... A televisão em preto e branco, o tic-tac do relógio que cantarolava de hora em hora, sempre no “horário velho”... As pitangas colhidas no pé, os ovos nos ninhos escondidos e o “piu-piu-piu-piu-piuuuu” que reunia as galinhas na hora do milho... Lembro-me de momentos tão singelos, que quando os vivi não tinha a mínima noção da falta que fariam...

A memória é viva, em constante renovação. É feita de pequenos momentos, que se tornam grandiosos ao serem recordados. A memória é um barco sem porto, um barco que flutua em alto mar e adentra a infinitude dos oceanos. Composta por recuerdos e silêncios, a memória também é esquecimento, lacunas, ausências.

Hoje, sou Fernanda Saldanha, poderia ser Fernanda Cristine ou Fernanda Beatriz, mas por sorte ou bom senso, apenas Fernanda. Brasileira, solteira, portadora do RG --------- SSP/SP e CPF -----------, nascida na cidade de Venâncio Aires, Capital do Chimarrão, no estado do Rio Grande do Sul, às 10 horas e 10 minutos do sábado de aleluia, 2 de abril de 1988, véspera da Páscoa, talvez por isso a paixão por chocolate! O signo é Áries – acredito em signo, mas não me venha com horóscopos, frases inventadas sem pé nem cabeça para encher jornais e revistas – e percebo muitas das características em mim, como iniciativa, teimosia, liderança, coragem e o elemento – fogo – que intempestivo, incendeia de lembranças meu coração. O ascendente em Touro reforça e duplica a teimosia. Sou filha de Manoel Saldanha e Nelsy Otilia Kessler (de casa), Saldanha do marido. Fui batizada, fiz a 1ª Eucaristia, a Crisma, mas aprendi com minha...

Continuar leitura
fechar

Eu... Elas... Eu... Em busca de uma (auto)biografia

imagem de: Fernanda Saldanha
crédito: Marina Colvero
tipo: Fotografia

Eu... Elas... Eu... Em busca de uma (auto)biografi

imagem de: Fernanda Saldanha
crédito: Marina Colvero
tipo: Fotografia

Eu... Elas... Eu... Em busca de uma (auto)biografia

imagem de: Fernanda Saldanha
crédito: Rafael Jacinto
tipo: Fotografia

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios