Orlanda Pereira Mesquita Maia, conhecedora de remédios tradicionais, nos conta o que aprendeu com a sua mãe quando ainda criança. Nos conta sobre a ausência do pai, e da história da mãe que não tinha nenhum estudo e não sabia escrever, e que trabalhava extraindo sova, cipó, castanha. Eles vendiam para comprar poucas mercadorias, como sabão, café, sal etc. No tempo que eles trabalhavam, as coisas ainda eram baratos. Conta que a mãe fazia comida típica chamada kinhapira e tucuá. Também aprendeu a fazer artesanatos e a preparar farinha. A sua primeira experiência foi com 18 anos de idade, fez o parto dentro de um Igarapé chamado Jurubaxi, no Rio Negro.

Título: Eu conheço algumas manivas, tudo tem um nome

Data: 08/10/2022

Local de produção: Brasil / Amazonas / Acariquara

Personagem: Orlanda Pereira Mesquita Maia Entrevistador: Everaldo da Silva Joanico Entrevistador: Juscelino Joaquim Gregório Autor: Museu da Pessoa Patrocionador: Instituto Cultural Vale