Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Luiz Carlos Duran
Por: Simone Aparecida Ramalho,

Eu acredito nos desígnios

Esta história contém:

Eu acredito nos desígnios

P: Você podia me falar seu nome, o local e a data de seu nascimento? R: Meu nome é Luiz Carlos Duran, eu nasci dia 26 de janeiro de 1961 em São Paulo, Capital, mais especificamente no bairro da Penha. P: E você pode me contar um pouco sobre sua família? Como se chamavam seus pais, o que eles faziam? R: Minha mãe se chamava Wanda Rosa Duran e o meu pai Miguel Duran. Meu pai era barbeiro e a minha mãe era merendeira escolar. Ela trabalhou durante muitos anos na Prefeitura de São Paulo, numa escola em um bairro chamado Engenheiro Goulart e ela que era responsável pela merenda das crianças. Mas antes disso ela fez um monte de outras coisas; ela era dona de casa, até se casar nunca havia trabalhado, e depois quando se casou, a vida foi bastante diferente. Então do que eu me lembro, ela trabalhou num cinema, um cinema chamado Júpiter, ali na Penha, que não existe mais, e ela limpava o cinema e também fazia faxina e lavava roupa na casa dos funcionários do cinema e daí nesse período tinha um concurso público na Prefeitura de São Paulo e ela prestou esse concurso e foi aprovada e ficou até se aposentar nessa mesma escola. Ela ingressou nessa escola, que se chamava Edgar Cavalheiro, escola inclusive onde eu estudei do segundo ano do Fundamental até a oitava série, e minha mãe ficou lá até se aposentar. O meu pai era barbeiro, morreu exercendo a profissão, trabalhando como barbeiro, inclusive quando ele já estava bem doente, ele morava numa barbearia, mas do meu pai eu não tenho muito, muito, o que falar porque eles se separaram quando eu tinha seis anos, então eu não tenho muita memória, apesar dele ter sido sempre constante até o final da vida dele, a gente sempre teve contato, mas não havia um cotidiano, uma vivência. Sei que ele era comunista acirrado, segundo ele tinha viajado a Cuba e a Moscou em pleno período do regime militar, dizia que conhecia pessoalmente o Luiz Carlos Prestes, inclusive a origem do meu nome é esse, Luiz...

Continuar leitura
Fechar

Ile Asé Alaketu Baba Epê

Dados da imagem Ile Asé Alaketu Baba Epê

Período:
Ano 2013

Local:
Brasil / São Paulo / Juquitiba

Imagem de:
Luiz Carlos Duran

História:
Eu acredito nos desígnios

Tipo:
Fotografia

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.