Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Por: Museu da Pessoa, 28 de setembro de 2022

Etelvina Cordeiro Baré

Esta história contém:

Etelvina Cordeiro Baré

Vídeo

Etelvina é uma mulher

Que gosta de tomar chibé

Nas festas culturais

Se destaca no bahsasé

Vem do baixo Rio Negro

Orgulho do povo Baré

Etelvina Cordeiro, nasceu na comunidade de Querari, Alto Uaupés, pertencente do Povo Baré, nasceu e trabalhou ajudando os pais, e depois mudaram para Iauarete, a sua mãe não sentia confortável no lugar onde viviam, foram para o sitio de São Gabriel da Cachoeira no rio Papuri, a sua mãe não preocupava com os estudos dela. Anos depois ela foi viver no internato, naquele tempo as freiras eram muitas exigentes, as regras eram rígidas, se distraísse no momento da oração ficavam de castigo e não merendavam, ela era jovem muita bagunceira mas era querida das freiras, quem não se comportavam eram expulsos do internato.

Aprendeu fazer artesanato de em plumagem e fazia todos tipo de bolsa e hoje faz bolsa com garrafa de coca-cola e pet. No internato com as freiras também cantava cantos em Latim, que era muito lindos esses cantos. A Dona Etelvina conhece a história do Ohkomi que vivia na comunidade do atual cruzeiro, e outras história que são muitas longas e contou uma parte dessa história, também conhece e contou uma fabula do pássaro Tutiri, e final cantou handeka, homenageando o sua etnia e clã e aos entrevistados presente no local.

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: Etelvina Cordeiro Baré
Data: 28 de setembro de 2022
Local de produção: Brasil / Amazonas / Iauareté
Entrevistador: Edvirgem Tariano
Entrevistador: Wildson Tariano
Vídeomaker: José Tariano
Vídeomaker: Josiane Tariana
Vídeomaker: Sidomar Tariano
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.