Conta a história dos ‘TUTIRIAS’, havia uma mulher viúva que tinha três filhos, quando teve o segundo marido que era um Diabo teve um outro filho que era um animalzinho ‘veado’ sem as patas, ela o amamentava escondido e depois escondia ele em cima do girau da casa, depois que outros seus filhos humanos iam para o porto tomar banho. Um dia os três filhos descobriram que o filho do diabo era um veado e sem patas, e então tiveram a ideia de colocar as patas a esse animal, após ter sido colocado ele saiu correndo e nunca mais voltou. Já era de tarde a mãe estava voltando da roça, mais uma vez mandou os filhos irem tomar banho. Quando ela ia amamentar o veadinho não estava mais no local onde tinha sido colocado, os seus filhos colocaram no lugar um monte de carvão e por ver isso a mãe ficou com raiva dos seus filhos, os filhos da mulher colocaram timbó na manicuera, ele tomou e morreu envenenado, isso se transformou num grande cupinzeiro em cima de um toco. Após isso os filhos fugiram, para um buraco onde entraram e saíram já transformados em pássaro tutírias e saíram voando, e a mãe também se transformou em tipo de pássarinho que ate hoje em dia ouvimos seus cantos quando fazemos viagens.

Etelvina é uma mulher Que gosta de tomar chibé Nas festas culturais Se destaca no bahsasé Vem do baixo Rio Negro Orgulho do povo Baré Etelvina Cordeiro, nasceu na comunidade de Querari, Alto Uaupés, pertencente do Povo Baré, nasceu e trabalhou ajudando os pais, e depois mudaram para Ia...Continuar leitura

• Vídeo na íntegra

• Áudio na íntegra

• Texto na íntegra