Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Sonhador 10
Por: Inventário de Sonhos, 7 de abril de 2020

ESTRANGEIRO EM QUALQUER LUGAR

Esta história contém:

ESTRANGEIRO EM QUALQUER LUGAR

havia um ginásio. uma arquibancada. pessoas por ali. era uma cidade estrangeira, europeia, talvez eu achasse que fosse na áustria, apesar de nada parecer com a áustria, nem com uma cidade europeia. não sei porque a áustria, senão por um dado ao fim do sonho. parecia um ginásio mesmo, simples, normal, de qualquer cidade do brasil, de qualquer colégio, de qualquer subúrbio, de qualquer cidade pequena. um ginásio, com arquibancada, uma quadra embaixo, um teto em cima, estruturas de ferro e aberto nas laterais. eu sabia que era no estrangeiro, não pela língua, porque se falava português mesmo, digo, o nosso português, o brasileiro, como se tudo se passasse aqui, mas não se passava aqui, passava-se em outro lugar que parecia com aqui. aqui ou lá? eu sabia que estava no estrangeiro, porque eu ia sair para conhecer algo na cidade. eu era um turista nessa cidade. mas só soube o que eu iria fazer logo depois. só soube de minha condição de turista logo depois. Havia uma angústia qualquer no ar. eu não sabia o motivo, mas havia angústia no ar. como outras pessoas, eu estava na arquibancada, em pé. tinha pessoas nas arquibancadas, em pé, sentadas. eu via as pessoas na arquibancada e, na quadra, uma mesa, cheia de comida, mas comida meio estranha, meio velha, desgastada (?)… eram restos de comida na mesa no meio da quadra. descendo da arquibancada, me direciono então à quadra, em direção à mesa de comida. uma mulher de jaleco branco me dá 3 pastéis fritos bem dourados e me diz: “vai conhecer a casa (museu) de Berlioz”. pego os pastéis, saio do ginásio, ando em direção à rua. é noite. a cidade se abre. postes com luzes, faróis, sinais. não sei onde é a casa de Berlioz, não sei em que direção ir. vou. acordo com alguma angústia.

Que associações você faz entre seu sonho e o momento de pandemia?

moro no vale do socavão, no meio do mato, nos arredores da cidade de teresópolis. em teresópolis, a prefeitura está...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios