Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História

Minha mãe nasceu em 1936 no Brasil durante uma viagem de meus avós espanhóis, e em plena Guerra Civil tiveram que retornar por causa da família lá.

Com minha mãe bebê e sabendo o que iriam encontrar, minha avó levou junto, no navio, um baú cheio de latas de leite com o qual garantiria a alimentação do bebê em meio ao racionamento.

Meu tio, Ramón Lluch Bellvis, foi treinado como aviador na URSS e integrou as tropas republicanas contra Franco. Pego num acidente, foi preso e condenado à morte aos 20 anos de idade. Mais tarde, não sei bem como, essa condenação passou à prisão perpétua com trabalhos forçados, literalmente levando pedras para a construção del Valle de los Caídos. Mais de 25 mil prisioneiros políticos trabalharam na escavação de uma montanha de granito para a construção daquele monumento de mau gosto.

Após alguns anos em tentativas de libertá-lo, sua família vendeu terras para arrecadar dinheiro e, de forma um tanto quanto obscura, conseguiu que meu tio saísse da prisão, e a partir daí ele levou o resto da vida, de certa forma, na clandestinidade. Seu documento de identidade foi confiscado, e passou a ostentar um carimbo de inimigo de estado.

Minha tia, Maria de Lourdes (Maruja), que o namorava desde antes da prisão, o aguardou pelos quase dez anos em que esteve preso. Lá pelos 30 anos de idade os dois, finalmente, foram viver juntos e tiveram dois filhos. E sim, foram muito felizes. Só que os anos de prisão deixaram a saúde de meu tio debilitada e ele acabou morrendo cedo, aos 54 anos.

Para manter a família, tio Ramón montou um negócio comercial com um amigo e sócio, mas não podia ter nada em seu nome. Cada vez que Franco ia a Valência, meu tio tinha que se esconder até que o "generalíssimo" e sua tropa se retirassem.

Infelizmente meu tio morreu antes de Franco que, como dizia minha avó na época, “no es imortal, pero es imorrible”. Porém, tudo o que passou não tirou sua característica mais...

Continuar leitura
Fechar

Guernica - Picasso

Dados da imagem historia: Óleo sobre tela, executado para o pavilhão da República Espanhola, na Exposição Internacional de Paris, o painel tem as dimensões de 350 x 782 cm. Encontra-se atualmente no Centro Nacional de Arte Rainha Sofia, em Madrid. 

Carregado de símbolos da Espanha em meio à atmosfera angustiante e trágica criada por entrecruzamentos abruptos de linhas, para mim é o mais perfeito retrato da Guerra Civil Espanhola.<br>

Período:
Ano 1937

Imagem de:
Alessandra Galdo

História:
Espanha e Guerra Civil Espanhola

Tipo:
Ilustração

historia: Óleo sobre tela, executado para o pavilhão da República Espanhola, na Exposição Internacional de Paris, o painel tem as dimensões de 350 x 782 cm. Encontra-se atualmente no Centro Nacional de Arte Rainha Sofia, em Madrid. Carregado de símbolos da Espanha em meio à atmosfera angustiante e trágica criada por entrecruzamentos abruptos de linhas, para mim é o mais perfeito retrato da Guerra Civil Espanhola.

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.