Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História
Personagem:
Por: , 21 de março de 2017

Equilíbrio e liberdade

Esta história contém:

Equilíbrio e liberdade

Vídeo

Fernanda Aparecida de Jesus nasceu em São Paulo em 26 de novembro de 1997. Ela é o que faz. Uma pessoa que respira. Sua primeira lembrança de vida é correndo descalça, atrás do carrinho de maçã do amor no bairro onde ainda mora, Capão Redondo. Brincava com Barbies na caixa d'água, imaginando, junto com sua amiga Karina, que era uma praia. A casa onde mora com seus pais e irmãs fica em cima de um salão de festas, que sua família aluga. Sua prima quase mora lá, de tanto que a visita. Sua avó materna, "velhinha, gordinha, esquecida... maravilhosa, daquele jeito!", como diz, vive em Pernambuco e, antes da morte de seu companheiro, costumava receber seus 10 filhos e, mais ou menos, 30 netos. Ela contava-lhes boas histórias, como a das nuvens de algodão doce que derretiam a partir do choro de Deus. Por parte de pai, uma família da Bahia, sua avó faleceu há quatro anos e seu avô "é X na sua vida". Os pais de Fernanda se conheceram no ônibus, quando ele se ofereceu para segurar sua bolsa já cheio de mochilas no colo. Ambos vieram para São Paulo com 19 ou 20 anos para tentar uma vida melhor e são muito organizados. Ele, professor de educação física e biologia, dá aulas pra lá de Parelheiros. Está sempre feliz, é uma pessoa positiva - Fernanda puxou isso dele – que não se preocupa com nada. Sua mãe, diarista e administradora do salão de festas, o oposto, tem uma visão mais negativa da vida, e é extremamente religiosa. Mas sobretudo, sua mãe se preocupa muito com os outros, e Fernanda puxou isso dela. Sua irmã de 10 anos é loira de cabelos cacheados, olhos verdes bem clarinhos, e já usa WhatsApp. A diferença entre elas é de nove anos e Fernanda sabe que é uma referência para a caçula. Costuma levá-la ao Sesc Campo Limpo, museus e cinemas, tentando cultivar seu interesse pelas programação cultural da cidade, de modo que possa conhecer o mundo para além das fronteiras de seu bairro e forme sua personalidade a partir...

Continuar leitura
fechar

De Stijl

Fernanda e sua irmã na exposição Mondrian e o Movimento De Stijl. Passeios diferentes são uma forma de união entre as irmãs.

período: Ano 2016
local: Brasil / São Paulo / São Paulo
imagem de: Fernanda Aparecida de Jesus
tipo: Fotografia

Minha nossa

Primeira montagem de Fernanda na faculdade com o espetáculo "Minha nossa" de Carlos Alberto Sofredinni, na foto a presença do elenco, o diretor e professor Jairo Maciel e a filha do autor.

imagem de: Fernanda Aparecida de Jesus
tipo: Fotografia

Mar

O primeiro presente de Fernanda como professora estagiária foi um desenho de um menino autista, que desenhou um coração e escreveu "mar". Fernanda não tinha muito contato com ele.

imagem de: Fernanda Aparecida de Jesus
tipo: Fotografia

Pré Festa

Pré Festa, esquenta da noite, no Capão Redondo.

local: Brasil / São Paulo / São Paulo
imagem de: Fernanda Aparecida de Jesus
tipo: Fotografia
Palavras-chave:

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Mostra SESC Museu da Pessoa

Depoimento de Fernanda Aparecida de Jesus

Entrevistado por Jean Carvalho Balanco e Claudio Eduardo Rodrigues

São Paulo, 21/03/2017

Realização Museu da Pessoa

MSMP_HV11_Fernanda Aparecida de Jesus

Transcrito por Mariana Wolff

MW Transcrições

P/1 – Qual o seu nome, onde você nasceu e sua data de nascimento?

R – Meu nome é Fernanda Aparecida de Jesus, eu nasci aqui em São Paulo, eu esqueci a outra pergunta.

P/1 – Qual sua data de nascimento.

R – Ah, 26 de novembro de 1997.

P/1 – Assim, olhando lá para trás, você consegue pensar assim, qual que é a primeira lembrança que você tem na sua vida, assim, quando você volta na memória, bem lá atrás, até onde você consegue alcançar?

R – Eu queria falar de eu engatinhando, mas as lembranças que eu tenho são das imagens que eu tenho, as fotografias. Então, eu não sei se é ao certo uma lembrança. São várias fotografias que eu construo a minha memória. Mas lembrança, lembrança… ah, eu correndo na rua descalça, caindo, ralando o joelho na rua, correndo atrás do carro da maçã do amor (risos).

P/1 – Isso lá no seu bairro?

R – Sim. No Capão.

P/1 – Hoje você mora sozinha ou você mora com a sua família?

R – Não, eu moro com o meu pai e minha mãe. Meu pai, minha mãe, e minha irmã. E minha prima. de vez em quando, quando ela vem… vai pra minha casa, né, bem doido (risos). Só que a gente mora em cima de um sala de festa. Aí, é meio que morar com todo mundo, porque sempre tem festa ali, o salão de festa é nosso, a gente aluga, aí sempre tem movimentação, aí a gente faz muita amizade e sempre… sabe, eu não acho exatamente que quatro pessoas morem numa casa, é todo mundo e uma casa.

P/1 – Entendi. Você conheceu seus avós? Você pode falar um pouco sobre eles?

R – Sim, minha avó por parte de mãe ainda tá viva, ela mora lá em Pernambuco, agente frequentemente visita ela, tá bem velhinha, gordinha e...

Continuar leitura

Título: Equilíbrio e liberdade

Data: 21 de março de 2017

Local de produção: Brasil / São Paulo / São Paulo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios