Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Dandara Mesquita
Por: Dandara Mesquita, 15 de maio de 2024

Entre Lágrimas e Conquistas: relato de uma experiência como futura professora de Língua Inglesa

Esta história contém:

Entre Lágrimas e Conquistas: relato de uma experiência como futura professora de Língua Inglesa

Olá, querido leitor do Museu da Pessoa!

Meu nome é Dandara Mesquita da Silva, tenho 24 anos e sou professora de Língua Inglesa. Graduei-me em Letras pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) e atualmente estou cursando mestrado na mesma Instituição.

Gostaria de compartilhar uma experiencia marcante que vivi durante minha graduação e que serviu de base para o meu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).

Talvez vocês já tenham ouvido falar que o medo pode ser tanto paralisante quanto motivador, e isso se mostrou verdadeiro em minha trajetória.

Em 2021, participei do projeto TELETANDEM. É uma abordagem metodológica que promove a interação entre alunos estrangeiros, via internet. Nesse projeto, alternamos entre ser professores de nossa língua nativa ou que se tem proficiência, e alunos, aprendendo a língua do nosso parceiro. Os encontros semanais de uma hora, divididos 30 minutos em cada língua, eram baseados em temas livres escolhidos pelos participantes.

Para ingressar no projeto, entretanto, era preciso passar por uma entrevista em inglês realizada pelos próprios professores da instituição. Como se tratava de um projeto intercultura, era indispensável ter pelo menos conhecimento básico em língua inglesa.

Essa entrevista representou meu primeiro grande desafio utilizando o inglês. Apesar de estar no 5º período de Letras, ainda tinha muitas dificuldades em me comunicar no idioma, especialmente com um falante nativo. Sentia-me insegura e, por um momento, pensei em desistir.

Minha mãe sempre diz que tenho medo do novo. E, de fato, sempre luto contra pensamentos autodestrutivos como \\\"não vou conseguir\\\", \\\"não sou boa o suficiente\\\", entre outros.

Mas, naquele momento, decidi agir de forma diferente. Ou eu passava e celebrava essa vitória, ou não passava e tentava em outra oportunidade. O \\\"não\\\" já estava comigo.

Enfrentei a entrevista, respondendo às perguntas da melhor maneira que eu...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.