Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Vilson Jacobs
Por: Escola Pantaleão Thomaz, 24 de novembro de 2018

Entre bolitas e bicicletas de madeira

Esta história contém:

Entre bolitas e bicicletas de madeira

Vídeo

Na infância do senhor Vilson, ele gostava de andar a cavalo e com seus amigos construíam bicicletas de madeira para brincarem durante o final de semana, eles costumavam descer as ladeiras e às vezes elas se quebravam, sendo assim tinham que refazer toda a bicicleta para poderem se divertir novamente. Mais tarde quando ele estudava no Englert gostava de jogar bolita, mas era proibido, então as professoras revistavam os alunos na hora do intervalo e eles as escondiam na boca para poder passar pela revista sem serem pegos, quando saiam jogavam atrás da igreja. Um dia teve uma briga no meio do jogo, um dos meninos tinha um canivete e tentou cravar nas costas do outro, mas apenas raspou, pois ele estava com uma blusa de lã. Depois do ocorrido ninguém mais levou bolitas para a escola. Ele sempre ajudava a família nas atividades do campo, na década de 60 aconteceu uma grande nevasca e para tratar os porcos tinha que ir a pé até o chiqueiro, levando a ração nas costas, pois o trator não funcionava porque a neve congelou o motor. Seu Vilson foi morar no Mato Grosso para trabalhar na lavoura, lá reencontrou Maria Jucélia, ele já a conhecia desde o seu batizado e até a pegou no colo. A moça se tornou o grande amor de sua vida e os mesmos se casaram. Depois de um tempo retornaram para o Rio Grande do Sul, vindo morar em Coxilha, aqui tiveram três filhos homens, que lhes deram lindos netos e netas. Por um grande tempo de sua vida trabalhou como caminhoneiro, com os rendimentos deste trabalho comprou uma propriedade rural na comunidade de Linha Fauth, local onde vivem até os dias de hoje. *bolita: bola de gude.

Fechar

Vilson Jacobs

Dados da imagem Vilson Jacobs

Imagem de:
Vilson Jacobs

História:
Entre bolitas e bicicletas de madeira

Tipo:
Fotografia

Senhor Vilson e sua neta Laura, no momento da entrevista

Dados da imagem Senhor Vilson e sua neta Laura, no momento da entrevista

Imagem de:
Vilson Jacobs

História:
Entre bolitas e bicicletas de madeira

Tipo:
Fotografia

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.