Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Por: Museu da Pessoa, 25 de junho de 2015

Entre a praia, a escola e o cinema

Esta história contém:

Entre a praia, a escola e o cinema

Vídeo

Meu nome é Celia de Almeida Sampaio. Eu nasci em Santos, em 1943, dois de setembro.

Meu pai chama-se Vicente Pedro de Almeida Sampaio, ele nasceu em Jaú, em 1918, dia 29 de junho. O que o pai dele já fazia e o que ele fez a vida inteira até morrer, ninguém nasceu em Jaú impunemente, todo mundo trabalhava com o café, são os famosos quatrocentões do interior de São Paulo, que começaram com as fazendas em Jaú, Itu, e tal, naquela área e depois, tinham as casas comissárias exportadoras de café em Santos, chamava Sampaio Bueno, em santos, na Rua do Café, em Santos.

Lá eu morava, primeiro, uma cidade absolutamente plana, a três quarteirões da praia, eu fui a praia a vida inteira, porque a minha mãe já gostava de praia, então a gente ia a praia desde que tinha quatro, cinco anos de idade, todo dia, à tarde, porque é quando o sol não queima demais (risos), mas não era de manhã, de manhã você começa a ir quando é adolescente, com 15, 16 que você quer ficar queimada. Então, praia é uma coisa que… é o lugar em que eu me sinto em casa, realmente, é um lugar de praia, já moro há muito tempo em São Paulo, mas eu morei em Ilhéus dez anos e quando eu vim para São Paulo, para fazer a segunda faculdade, daí logo, eu comecei a namorar o Zé Otavio, que é o pai dos meus filhos e a gente tinha casa em Parati, que a gente ia todos os fins de semana do ano, com chuva, sem chuva, não era um problema de tempo, a gente gosta de praia.

Em Santos, eu morei em duas casas, quando eu nasci e até os 14 anos, 13, 14, por aí, eu acho que estava no final do ginásio, que chama F2 hoje, eu morei numa casa que foi onde eu nasci, que era na Oswaldo Cruz, e aí, tem o Stella Maris, que existe até hoje que é uma escola enorme das freiras do Des Oiseaux, são as mesmas freiras, eu tinha uma tia que conseguiu ser diretora… irmã do meu pai, ela foi diretora do Des Oiseaux, e depois, ela foi diretora em Santos também.

E depois daí,...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.