Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Imuia Awá-Guajá
Por: Museu da Pessoa, 26 de agosto de 2022

Entre a Floresta e o Mundo dos Brancos

Esta história contém:

Entre a Floresta e o Mundo dos Brancos

Vídeo

Imuí Guajá conta sua história de vida. Ela cresceu no mato comendo todo o tipo de comida que a floresta oferece como: porcão, jabuti, capelão... Ela apreciava bastante a casca do coco com jabuti. Sua mãe era muito inteligente, sempre que ela ia pra floresta, voltava carregada de jabuti que tinha conseguido encontrar e preparar para família.

Imuí conta em detalhes o momento em que percebeu um arame no meio da floresta na fuga de uma perseguição de brancos invasores e ela escutou os cachorros deles latindo. Ela lembra que os próprios cachorros matavam seus parentes e quem sobrevivia, corria desesperado largando a caça e tudo para trás, buscando salvar a sua vida. Recorda também que, nessa época, não tinha parteira no grupo, então as mulheres tinham os seus filhos sozinhas, só elas e a floresta.

Em determinado momento, ela encontrou dois indígenas que já conheciam o mundo dos brancos e orientaram aos parentes que a forma de se salvar era não correr, senão seriam perseguidos. Nessa época, quando chegava algum produto de fora como um machado, os Awá Guajá morriam apenas com o cheiro da fábrica, eram tão acostumados com a floresta, que os objetos de fora matavam eles. Além disso, eles foram contaminados com a gripe, por isso, os mais velhos e conhecedores dos saberes ancestrais foram morrendo nesse trajeto. E foi assim que eles observaram as pessoas pelando caça com taboca e começaram a adquirir os primeiros objetos, e já estavam se acostumando. Então um parente convidou ela e os outros Guajás pra virem morar nessa aldeia deles que foi feita depois do contato, pois já estavam acostumados, ela e outros parentes vieram, mas seu pai ficou até o fim da vida vivendo no meio da floresta.

Mais tarde, depois de casada, ela estava caçando capelão com o seu marido e os mais velhos que ainda viviam isolados, se depararam com ela e seu esposo e se assustaram. Pelo seu jeito de falar e as coisas que tinham, chegaram até a pensar que...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.