Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História

Ensino crianças a confiar e a ter autocontrole

Esta história contém:

Ensino crianças a confiar e a ter autocontrole

A vida é cheia de problemas. Numa hora falta dinheiro, na outra estamos brigados com a família ou somos traídos. Lidar com isso de um jeito que seja bom pra gente e para os outros é difícil. Dá vontade de sair quebrando tudo. É que, se crescemos com a violência, aprendemos a nos defender de forma agressiva, o que piora a situação. É por isso que, há cinco anos, coordenoo projeto Inteligência Emocional na Escola. Ensino os alunos a falarem o que sentem, a respeitarem os colegas e professores e a acharem saídas para as dificuldades. É um sucesso!

Nas escolas em que trabalho, muitos alunos vivem situações delicadas em casa e na rua. Alguns têm pais alcoólatras que batem, convivem com drogas, passam necessidade ou são vítimas de abuso sexual. Na maioria dos casos, as crianças acabam se tornando muito agressivas ou muito submissas.

Pensando nisso, resolvi colocar o ensino de inteligência emocional dentro da grade curricular dos alunos. Na época, duas escolas participavam do projeto (hoje são quatro), que existia há 12 anos e era aplicado por uma equipe de psicólogos fora do horário de aula. A direção das escolas topou e o assunto virou uma matéria como qualquer outra.

A inteligência emocional prepara para a vida em sociedade. É a capacidade que temos de entender nossos próprios sentimentos e os dos outros e lidar com eles de um jeito positivo. Numa das dinâmicas, criamos uma situação de estresse controlada: colocamos na mesma equipe de um jogo de palavras um aluno com dificuldade e outro com menos. O que escreve vai devagar, o amigo se irrita, explode e o chama de “burro”. Meu trabalho é mostrar que essa é uma resposta impulsiva que não ajuda a dupla a ganhar o jogo

Ele deve prestar atenção nessa raiva, segurar a onda e pensarcomo pode ajudar o colega. Assim, todos vencem. Qualquer pessoa pode se beneficiar com a inteligência emocional, mas as crianças são as que aprendem mais...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios