Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História
Por: Museu da Pessoa, 3 de agosto de 2021

Enfrentando as mudanças da vida

Esta história contém:

Enfrentando as mudanças da vida

Vídeo

Um pequeno excerto sobre a vida de Sandra

(...) eu parei, e me dei conta, nossa, não sosseguei um minuto. Tudo bem, até fiquei 12 anos na área ambiental, nossa, mas já se passaram mais 11 anos. Então assim, em 23 anos de Furnas, eu entrei fazendo uma coisa e mudei completamente. Não necessariamente é assim com todo mundo, e ai eu parei, e falei: meu deus, que história. Porque a pessoa não tem uma trajetória continua, a pessoa tem degraus.

Quando entrei na área de Meio Ambiente de FURNAS, em 1998, se abriu um novo panorama, a empresa trouxe essa questão da objetividade, que eu precisava, eu precisava desse porquê. Por que eu estou fazendo isso? Então isso era sempre muito claro, questão dos empreendimentos. Eu cheguei para trabalhar com linha de transmissão, que era o que ninguém gostava. Então o cara novo que chega, “dá para ele o que ninguém gosta de fazer”. O que ninguém gosta de fazer? Trabalhar com linha de transmissão, o pessoal gostava muito de usina hidrelétrica, era o grande forte, o grande boom para área ambiental. E eu gostei muito, eu brinco, estava no sangue, meu pai passou a vida construindo linhas de transmissão, subestação. E aí eu fui trabalhar também nessa área. Eu gostava, porque os projetos eram mais rápidos, mais objetivos. Você planejava, executava e concluía. Usina ficava aquela coisa de 10 anos, eu falava: gente, esse negócio não vai terminar nunca? Levava muito tempo e muita coisa. Eu sempre gostei das coisas um pouco mais rápidas, mais objetivas. Eu entrei, tudo era novidade, tudo era legal. E aí de repente eu fiz o meu primeiro relatório, para pegar uma autorização de supressão vegetação. E aí eu me vi lá na sala, de novo, tecnologia era algo assim... eu cheguei em Furnas, eu dividia o computador com outra pessoa, não existia o seu computador, era o computador que você ficava dividindo com mais um. Tudo em papel. E aí me deram um mapa, que era feito das Folhas do IBGE, você...

Continuar leitura

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Entrevista de Sandra Verbone

0:00

P/1 - Qual é o seu nome completo? O dia que você nasceu? E aonde foi Sandra?

R - Meu nome é Sandra Martins Verbone. Eu nasci em Petrópolis, no estado do Rio de Janeiro, no dia 9 de Janeiro de 74.

0:35

P/1 - Sandra, você nasceu em qual hospital? Como foi o dia do seu nascimento? Como é que foi a gestação, alguém te contou essa história?

R - Eu nasci numa noite tempestuosa de Petrópolis, quem conhece a região. Foi de madrugada, acabou luz no hospital, uma chuva torrencial, a obstetra teve que sair para buscar um anestesista, porque as linhas de telefone tinham caído. Então assim, uma noite bem chuvosa, bem tempestuosa de Petrópolis. Mas assim, a gestação foi tranquila, na verdade eu não estava com muita pressa de nascer. Nasci em 74, naquele tempo não tinha tantos exames, como se tem hoje, então a médica achou que eu já estava fazendo uns 10 meses na barriga, muito confortável, quentinha. E aí decidiu que tinha que fazer a cesariana. Minha mãe foi para o hospital e tudo mais, tentaram induzir o parto, mas fui a primeira filha, então também aquela falta de conhecimento é obstetra, do tipo da gestação, de como seria minha mãe nesse quesito de parturiente. Mas enfim, chegou, não quis nascer, não adiantou induzir, aí decidiram uma cesariana, e a tempestade veio a luz acabou, o rio encheu. Um clima bem petropolitano, mas aí nasci, às 3:55 da manhã, do dia 9, bem de madrugadão mesmo. Mas eu nasci bem gordinha, já com 3 kg e tanto, já passando do tempo, já considerando pelo pessoal, já estava mais que na hora de acabar com a moleza.

2:49

P/1 - Me conta um pouquinho sobre a sua mãe, qual que é o nome completo dela? E como que é a família da sua mãe, os seus avós? De onde eles vieram? O que eles faziam, fazem?

R - Eu mexo com as mãos, família de origem italiana. O nome da minha mãe é Luci Martins Verbone, ela hoje divorciada do meu pai, usa o nome de solteira, Luci Igrejas...

Continuar leitura

Título: Enfrentando as mudanças da vida

Data: 3 de agosto de 2021

Local de produção: Brasil / Rio De Janeiro

Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios