Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Marina da Rocha Braga
Por: Museu da Pessoa, 11 de dezembro de 2007

Em luta pelo povo do Velho Chico

Esta história contém:

Em luta pelo povo do Velho Chico

Vídeo

Sou Marina da Rocha Braga, nasci a 3 de março de 1957, em Casa Nova, aqui no Estado da Bahia. Nós somos uma família de 15 irmãos. Oito mulheres e sete homens. Eu nasci numa comunidade da zona rural que hoje chama Riacho Grande. Nós somos família de agricultores. Até os cinco anos de idade, eu vivi sempre lá. Depois eu fui estudar no município de Sento Sé, aqui pertinho de Sobradinho, onde eu fiquei dos cinco anos de idade até os 12 anos. Eu fui para estudar o primário. Eu fui adotada por minha tia, e ela era professora no município de Sento Sé. Eu fui com ela. Na época das aulas, eu ficava em Sento Sé. Depois eu fui estudar na cidade de Casa Nova, no ginásio. Terminei o magistério, depois eu retornei para a minha cidade para dar aula. Eu dava aula, fui professora no local durante três anos. Depois, eu fui para a cidade novamente, quando eu fui concursada. Eu sou professora estadual. No ano de 78, aí eu fui trabalhar em Casa Nova como professora, magistério da primeira à quarta série.

Depois, continuei trabalhando como professora e também participando dos movimentos sociais. Participei da fundação do quarteto dos trabalhadores. Naquela época, foi importante, era uma luta importante. A gente passou por muitos momentos difíceis, minha família era muito pobre. Tempo para estudar era complicado. A gente estudava na cidade. Principalmente a partir da quinta série, não tinha escola no interior. A gente tinha que estudar na cidade. Então, a gente passava um monte de dificuldade para estudar, já que meus pais ficavam na roça, e nós morávamos na cidade para estudar. Mas uma coisa boa é que nossos pais, lá da nossa comunidade, os únicos pais que colocaram os filhos na escola foram os meus, porque meus pais achavam que, já que eles não tinham a possibilidade de oferecer outra coisa como herança, a herança que eles deixavam para a gente era a educação, a formação até o magistério, até o segundo grau. Mas, pelo menos até o...

Continuar leitura
Fechar

Retrato de Marina Rocha Braga

Dados da imagem legenda: Marina Rocha Braga é militante da Comissão Pastoral da Terra. Sobradinho, BA, 2007.Foto de Antônia Domingues.<br>personagem: Marina Rocha Braga<br>historia: Marina Rocha Braga é militante da Comissão Pastoral da Terra e atua em Sobradinho, Bahia<br>

legenda: Marina Rocha Braga é militante da Comissão Pastoral da Terra. Sobradinho, BA, 2007.Foto de Antônia Domingues.
personagem: Marina Rocha Braga
historia: Marina Rocha Braga é militante da Comissão Pastoral da Terra e atua em Sobradinho, Bahia

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.