Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Por: Museu da Pessoa, 15 de setembro de 2020

Educação: agir com amor e coragem

Esta história contém:

Educação: agir com amor e coragem

Vídeo

Fui ser Diretora Estadual na escola Colombo de Almeida. Talvez isso tenha sido a época mais marcante da minha vida, ela é uma escola localizada na Casa Verde Alta, bem próxima à Engenheiro, ela fica… É uma escola antiga da época, que tem a tradição que a escola pública era a referência, da década até setenta, a escola pública se destacava mais que a particular. E chegando nessa escola aqui, fui trabalhar também com o ensino médio, era uma escola que estava assim, detonada. Ela ficava numa região de conflito.

E ali eu descobri um grande professor de Matemática, quando vi o planejamento do professor de Matemática, eu falei: “Nossa, o melhor professor aqui em Português, em escrever, é o de Matemática”, eu pensei comigo mesma, não expressei, não socializei. Falei: “Eu vou ver porque”. Entro numa sala, vejo uns troféus, mas são troféus de teatro, ele trabalha com teatro e ele também trabalhava no Liceu Coração de Jesus, era diretor de teatro. E ali eu vi, falei: “Por que? Esquisito”. Aí tinha toda uma história, aí eu vou ver o professor de Educação Física viu outros troféus lá, olha, ganhou o campeonato de basquete e tal e falei: “A escola nesse estado, nisso daqui?”. Eu falei: “Aqui dá para fazer, para gente mudar alguma coisa”. E aí foi um trabalho muito importante com o teatro, com o basquete, a escola estava assim... O prédio estava necessitando muito de reforma. Falei: "Como que eu vou articular para ver essa quadra?”,

Na região nós temos o deputado Celino, Eu falei: “Chegou a hora que eu vou brigar”, porque é aquele senso comum, aquelas falas que repetem, tem muita coisa na vida que só com o tempo a gente vai mudar, vai reconhecer e ver como mudar. E cobrimos a quadra - eu tô colocando isso porque a partir daí foi um processo - olha, foi uma briga e tem ainda uma galeria embaixo… Com trinta mil reais cobrimos a quadra....

Continuar leitura

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: Educação: agir com amor e coragem
Data: 15 de setembro de 2020
Local de produção: Brasil / São Paulo
Entrevistador: Lila Schnaider
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.