Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: José Luis Brito
Por: Museu da Pessoa, 20 de setembro de 2022

DUHI WASERE WEREKAHSAGɄ: Alerta às consequências dos lugares sagrados

Esta história contém:

DUHI WASERE WEREKAHSAGɄ: Alerta às consequências dos lugares sagrados

Vídeo

José é poliglota do Uaupés

Esse tariano andou por Tefé

Na volta a sua terra natal

Conheceu um pajé

Que benzeu o seu corpo

Pra ele ser quem ele é

José Brito Tariano entende Wanano, fala Tariano, Piratapuia, Tukano, português e espanhol, nasceu na Venezuela, na comunidade Maroa. Seu avô o trouxe para o Brasil, para Santa Rosa. Veio para Iauaretê para estudos, depois em Caruru. Depois serviu no Exército, estudou em Manaus e foi trabalhar no garimpo. Fazia pescaria na sua comunidade, em Santa Rosa. Foi estudar em São Gabriel, depois retornou para Iauaretê para trabalhar no sistema escolar SIGEAM, com logística e recursos humanos. Depois de tantas viagens, sua mulher o abandona. Mesmo assim, quem cuida das filhas é ele, até hoje.

José narrou sobre os lugares sagrados, seus resguardos e consequências, contou sobre a Cabeça do Macaco, que quem come lá fica brincalhão que nem os macacos. Contou também que o Igarapé Veneno tem seu lugar sagrado e tem que ser respeitado. Ele narra que em Umari Cachoeira há uma corredeira entre as pedras aonde é armado caiá, uma armadilha para capturar piaba, seu avô contou que quando é comido piaba desse lugar há uma consequência, sua história de vida confirma os ensinamentos do avô.

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: DUHI WASERE WEREKAHSAGɄ: Alerta às consequências dos lugares sagrados
Data: 20 de setembro de 2022
Local de produção: Brasil / Amazonas / Iauareté
Personagem: José Luis Brito
Entrevistador: Josué Tariano
Entrevistador: Sidomar Tariano
Vídeomaker: Josué Tariano
Vídeomaker: Paulo Sergio Tariano
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.