Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História
Por: Museu da Pessoa, 17 de março de 2021

Dos secos & molhados às ferragens: a Casa Sampaio

Esta história contém:

Dos secos & molhados às ferragens: a Casa Sampaio

Vídeo

Meu nome é José Ferraz Sampaio Neto, e eu nasci em 14 de setembro de 1988. Os meus pais são Juarez Vieira Sampaio e Maria Terezinha Jorge Abreu Sampaio. O meu pai tem uma ascendência portuguesa distante, mas ele é brasileiro, bem como minha mãe. Eu sou nascido e criado em Bauru.

Eu estudei num colégio não religioso, mas de formação batista, que é o Colégio Batista de Bauru. Então, na minha infância, eu me dediquei ao estudo e só comecei a frequentar a loja, Casa Sampaio, anos mais tarde. Eu sempre morei com os meus pais. Minha família é pequena: só eu, minha mãe e meu pai. E nós sempre moramos no Shangri-la, que é o primeiro condomínio de Bauru. Ele era originalmente um condomínio rural - os terrenos têm uma característica de ter metragens grandes, não havia muro, era cerca viva. E a gente pegou ali a transformação urbana, pois a Avenida Comendador José da Silva Martha era uma via de mão única ainda. Então, eu vivi num contexto que não digo ser totalmente rural, mas também não tão urbano. Era meio a meio.

Na época de faculdade, eu ingressei na ITE em 2008, no curso de Administração de Empresas, e gostei muito. Em seguida, fiz também Ciências Contábeis. Então, isso te permitia o aproveitamento de disciplinas, por isso eu fiz em dois anos. E foi muito natural, pois como eu sou filho único, eu vi que só caberia a mim dar continuidade aos negócios! Aí, logo que eu entrei na faculdade, já comecei a trabalhar na empresa - em 2008.

Meu pai não fazia, por exemplo, compras da empresa, não fazia necessariamente vendas, mas ele fazia todo o controle, que era uma espécie de auditoria interna, e eu enveredei por essa área. No passado, nós não tínhamos concorrência e dominávamos a área de ferragens e ferramentas aqui em Bauru. Hoje nós temos mais de dez, 15 concorrentes aí no nosso segmento.

Mas a gente vai aprendendo as particularidades do negócio no dia a dia. Os fornecedores,...

Continuar leitura

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Projeto Memórias do Comércio de Bauru 2020-2021

Entrevista de José Ferraz Sampaio Neto

Entrevistado por Daiana Terra e Cláudia Leonor Oliveira

Bauru, 17 de março de 2021

Entrevista MC_HV008

Transcrita por Selma Paiva

P2 – Então, agora a Daiana vai dar sequência.

P1 – Boa tarde, Neto! Tudo bem? Eu sou a Daiana Terra.

R1 – Boa tarde, Daiana! Tudo bem? (risos)

P1 – Pra começar, assim, é de praxe, a gente pede, por gentileza, pra você falar seu nome completo, sua data de nascimento e o nome dos seus pais, por favor.

R1 – Meu nome é José Ferraz Sampaio Neto, eu nasci em 14 de setembro de 1988, os meus pais são Juarez Vieira Sampaio e Maria Terezinha Jorge Abreu Sampaio.

P1 – Sim, e eu gostaria que você contasse um pouco, por favor, Neto, se você tem memórias da sua infância, mas junto a essa pergunta, como que foi... os seus pais são imigrantes, você nasceu aqui em Bauru? Conta um pouco pra gente, por favor, essa trajetória.

R1 – Bom, pelo meu pai ele é brasileiro, minha mãe também, os dois são brasileiros. Meu pai tem uma ascendência portuguesa distante, não tenho relações próximas com o passado português do meu pai e por parte de mãe eu tenho uma ascendência portuguesa e italiana, mas também é distante. Os dois já foram nascidos no Brasil, são brasileiros.

P1 – E a sua infância, como que foi, José? Você pode contar pra gente, por favor?

R1 – Bom, eu sou nascido e criado em Bauru. Então, bauruense nato. (risos) Na minha infância, basicamente... foi muito ligada à família, ao início da vida escolar e convivendo na cidade, né?

P1 – Sim. E você tem irmãos, Neto?

R1 – Não, eu sou filho único.

P1 - Sim. E você falou que você é de Bauru mesmo, né, então você nasceu aqui. Conta um pouco, por favor, como foi a sua infância. Agora você falou que foi filho único. Como eram suas brincadeiras? Você falou um pouquinho da escola, como foi seu período escolar? Como era essa…...

Continuar leitura

Título: Dos secos & molhados às ferragens: a Casa Sampaio

Data: 17 de março de 2021

Local de produção: Brasil / Bauru

Entrevistador: Daiana da Costa Terra
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios