Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Muller
Por: Museu da Pessoa, 6 de dezembro de 1993

Do futebol no mato ao Morumbi

Esta história contém:

Do futebol no mato ao Morumbi
fechar

Disputa pelo título

Na decisão do Mundial, Muller tenta ultrapassar seu marcador.

imagem de: Muller
crédito: Hugo Callo Mantellato
tipo: Fotografia

Título

O time do São Paulo posa para os fotógrafos do mundo inteiro ao lado da taça Toyota. Muller é o quinto na fila.

período: Ano 1992
local: Japão / Tokyo
imagem de: Muller
crédito: Hugo Gallo
tipo: Fotografia

Muller

Muller no estacionamento do Centro de Treinamento do SPFC no dia 16 de março de 1994.

período: Ano 1994
local: Brasil / São Paulo / São Paulo
imagem de: Muller
crédito: Márcia Zoet
tipo: Fotografia

Partida do São Paulo Futebol Clube

Muller atuando pelo SPFC

imagem de: Muller
crédito: Acervo Pessoal
tipo: Fotografia

Muller em jogo

Muller em uma partidas pelo SPFC

local: Brasil / São Paulo / São Paulo
imagem de: Muller
crédito: Acervo Pessoal
tipo: Fotografia

Mapa Muller

Mapa do jogador Muller

imagem de: Muller
crédito: Acervo Pessoal
tipo: Fotografia

Entrevista de vídeo

imagem de entrevista de vídeo

período: Ano 1993
local: Brasil / São Paulo / São Paulo
imagem de: Muller
tipo: Fotografia

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF
Projeto: História em Multimídia do São Paulo Futebol ClubeDepoente: Luís A. Correa e Costa (Müller)Entrevistado por: Itamar e ValériaSão Paulo, 06 de dezembro de 1993Entrevista nº 018P – Müller, onde é que você viveu a tua infância? A tua casa, como era seus pais, seus irmãos, todo o dia a dia lá em Campo Grande?R - Como você já disse muito bem, eu nasci em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. É, em 1966, hoje eu tenho 27 anos e realmente a minha infância eu considero que foi muito boa, porque apesar de vir de uma família pobre, né? É... Eu tive uma infância... Tudo o que eu queria eu tive, né... Então toda aquela... Porque quando eu era pequeno, eu tinha aquele... Todo o dia, o dia inteiro jogando bola né, acordava às sete horas da manhã e ficava até às cinco da tarde na... Nas quadras, na rua mesmo, quer dizer, sempre, né? Fazendo aquilo que eu gostava de fazer e... Trabalhar era o de menos, né, porque eu era pequeno, dependia dos meus pais para sobreviver, e tinha muito, como eu tinha, tenho muitos irmãos, meus irmãos todos trabalhavam e... Logo depois, com dez anos que eu fui ter meu primeiro serviço. Assim, trabalhei de entrega jornal, dois serviços que eu me lembro, entregava jornal em Campo Grande, na época, e depois trabalhei numa casa de frangos, eu fiquei uma semana só, e depois que eu recebi eu fui embora. (Risos)P - Que é que você fazia? Qual a idade?R - A idade eu tinha o que? Tinha doze pra treze anos né...P - Quantos irmãos você tem?R - Eu tenho seis. Seis irmãos sendo uma mulher.P - O que é que vocês faziam, juntos os irmãos? Vocês brincavam, como é que era Campo Grande, que tipo? Além de jogar bola, como é que vocês jogavam bola também, como é que era a cidade, a rua... R - Mas, quando eu era pequeno eu me lembro que é... Campo Grande não tinha nada com relação à hoje, era tudo mato, não tinha centro, eu... Porque eu era pequeno e que me lembro, eu nasci em Campo Grande, mas na época era... Continuar leitura

Título: Do futebol no mato ao Morumbi

Data: 6 de dezembro de 1993

Local de produção: Brasil / São Paulo / São Paulo

Personagem: Muller
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios