Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História
Por: Lia Cristina Lotito Paraventi, 25 de novembro de 2019

Desfolhando a Margarida

Esta história contém:

Desfolhando a Margarida

Maria Margarida de Sousa, nasceu em Cabo Verde, Minas Gerais, no dia 10 de dezembro de 1964. Sua mãe escolheu esse nome por causa de uma tia sua que tinha o mesmo nome, e sua mãe gostava muito dela e seu apelido é Marga. Seu pai se chamava Alziro Candido de Souza e sua mãe Maria José de Souza. Seus avós por parte de mãe se chamavam Sebastião José Rodrigues e Maria Clementina. Seus avós por parte de pai se chamavam João Candido de Souza e Maria Augusta de Jesus. Da união de Alziro e Maria José nasceram 12 filhos: José Sebastião de Souza, Luis Antonio de Souza, João Batista de Souza, Jorge Candido de Souza, Marcos Tulho de Souza, Alziro Candido de Souza, Sergio Carlos de Souza, Maria Aparecida de Souza, Elisabete Fátima de Souza, Luzia Brás de Souza, Eleonoura Eugenia de Souza e Maria Margarida de Sousa. Seus pais se conheceram quando o pai dela tratou com a família do rapaz o casamento, não chegando nem a namorar. Seu pai trabalhava como lavrador e sua mãe além de ajudar na roça ainda cuidava da casa. Eles moravam numa fazenda em Minas Gerais. Seu pai administrava a fazenda. A casa ficava na beira de um rio que passava ali perto. Sua mãe falava sempre que ela nasceu na beira do rio. A infância de Margarida foi muito boa, cheia de brincadeiras. A casa quando morava na infância era muito grande. Sua mãe cozinhava no fogão de lenha. A água era tirada do poço e ela tomava banho de caneca. O chão da casa era de tijolo cru, as janelas e portas eram trancadas com tramelas, as camas eram de bambus, e o colchão era de palha que ela e os irmãos enchiam. Ela ajudava sua mãe com os afazeres de casa, limpando a casa, varrendo os terrenos, arrumando as camas antes de ir para a escola. Quando voltava da escola, ainda lavava as louças para sua mãe, deixava tudo em ordem e depois ia brincar. Ela não tinha muitas amigas, pois era muito briguenta, mas com as amigas que tinha brincava de pega-pega, de pular amarelinha, esconde-esconde, bolinha de...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios