Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História
Por: Museu da Pessoa, 9 de maio de 0014

Desde pequena, Fran sempre teve facilidade para fazer amigos

Esta história contém:

Desde pequena, Fran sempre teve facilidade para fazer amigos

Vídeo

Meu nome é Franciele França Matos, nasci em Chopinzinho, no Paraná, em 31 de janeiro de 1985. Eu e a minha mãe cuidávamos da nossa casa, cuidávamos [da casa] da irmã mais velha, da casa do meio, lavávamos pra todo mundo, cozinhávamos, cuidávamos das crianças. Então eram cinco e daí tinha mais a minha tia que já deixava lá, então eram seis crianças.

O meu trajeto era ir pra escola, voltava da escola, daí a gente dividia tipo assim: “Ah, hoje tu quer limpar a casa de quem, Leli?”. Eu olhava de qual estava menos bagunçada. Então claro que eu escolhia aquela (risos). Ela me dava essa oportunidade. Ou às vezes ela falava assim: “Tu quer lavar a louça ou tu quer cuidar, digamos assim, da Bruna, do Rodrigo?”. Eu olhava, ainda falava assim: “Ah, tem pouca louça. Hoje eu prefiro lavar a louça” (risos). Porque senão era muito mais tempo pra ficar cuidando. Ou senão eu trocava, se eu queria assistir desenho, eu falava: “Ah, eu vou cuidar deles”. Mas: “Tu cuida bem, Leli, senão tu vai apanhar” – minha mãe falava. Porque ela era muito boa, mas ela também era firme assim no negócio. Ela falava: “Se eu ver essas crianças chorando, Leli, tu vai apanhar”.

No mesmo terreno, é aquela história “junto e misturado”, porque eles ficavam o dia inteiro em casa, ficavam à noite, e às vezes até pra dormir. A parte que eu mais gostava era da noite, depois das nove da noite todo mundo já tinha jantado, todo mundo tinha ido embora, daí ficávamos eu e minha mãe. Então eu tinha bonecas que eu ganhava das minhas irmãs, e a minha mãe me ajudava, nós lavávamos as bonecas, ela passava escovinha de dente todinho pra poder deixar bem limpinho entre os dedinhos das bonequinhas. Até hoje ainda, a gente tem um pouquinho de ciúme... Colocava todas em cima da cama, e arrumava uma por uma, todas com as roupinhas. Porque as crianças gostavam de pegar. Eles tinham os brinquedos deles, mas gostavam de pegar das minhas. Às vezes...

Continuar leitura

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Plano Anual de Atividades 2013 – Pronac 128.976 – Whirlpool

Depoimento de Franciele França Matos

Entrevistada por Márcia Trezza

Joinville, 09 de maio de 2014

Realização Museu da Pessoa

WHLP_HV026_Franciele França Matos

Transcrito por Liliane Custódio

P/1 – Franciele, a gente vai começar a entrevista. Você fala o seu nome inteiro, por favor?

R – Meu nome é Franciele França Matos.

P/1 – Você nasceu onde?

R – Eu nasci em Chopinzinho, no Paraná.

P/1 – Em que data?

R – Em 1985.

P/1 – Que dia e mês?

R – Dia 31 de janeiro de 1985.

P/1 – Qual o nome dos seus pais?

R – José França Matos e Salete Eugênio Matos.

P/1 – Seu pai faz? Ele é vivo?

R – Não. Morto.

P/1 – Ele fazia o quê? Qual a atividade dele?

R – Ele mexia com construção civil e ele era garimpeiro. O negócio dele era mexer com garimpo.

P/1 – E ele fazia garimpo em que região?

R – Mato Grosso.

P/1 – Você se lembra dele desde pequenininha no garimpo?

R – Não convivi muito com meu pai. Na verdade, eu não convivi quase nada com o meu pai.

P/1 – Qual foi essa história? Conta pra gente.

R – Ao meu pai? Assim, meu pai e minha mãe são separados e eles já eram separados, aí foi numa tentativa de reconciliação, quando eles voltaram, e acabou daí os dois... Ele traiu ela de novo, daí a levou para o Mato Grosso, ela ficou até o oitavo mês de gestação. E quando ele viu que ela tava muito inchada, assim, daí ele resolveu mandá-la voltar, porque ela queria muito voltar para o Paraná com a minha avó. Daí ela voltou. Depois disso ela me teve, e ela não quis mais voltar e não teve mais reconciliação.

P/1 – Eles estavam juntos ainda, só que depois que você nasceu é que eles se separam novamente?

R – É, eu vim de uma tentativa de reconciliação, mas em oito meses eles viram que não dava mesmo por conta de ele gostar de ter mais de uma mulher.

P/1 – E você tem irmãs ou irmãos mais velhos que você?

R –...

Continuar leitura

Título: Desde pequena, Fran sempre teve facilidade para fazer amigos

Data: 9 de maio de 0014

Local de produção: Brasil / Santa Catarina / Joinville

Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios