Ir direto ao conteúdo
História

Desafio de ser professor

Esta história contém:

Lembro-me como fosse hoje a primeira vez que entrei na sala de aula e conheci o peso da palavra professor, que ia muito além do ato de ensinar.

E com certeza está mais ligada a laços de amor.

Aí entendi profundamente que aquele era e é o meu lugar.


Já se passaram 10 anos, houve muitas mudanças no meu pensamento, mas a essência daquele dia continua empregando em mim.

Continuo achando que os meus alunos são sementes ricas com inúmeras bagagens e eu sou uma jardineira que devo trabalhar com afinco, carinho para que essas sementes cresçam gerando bons frutos.

Frutos com valores definidos, frutos com muito amor.

Sei que muitas vezes peguei sementes difíceis de cuidar, às vezes chorei por deparar com tamanhas dificuldades mas não desistia, procurava entender os motivos da rigidez daquela semente e tentava sempre dar o melhor de mim a ela.

Às vezes conseguia, outras nem tanto.


Ah! Mas nunca desistia e sabia, sabia mesmo que num tempo que pode ser longínquo aquela semente ia desabrochar e ia lembrar da jardineira que não desistiu dela.

E assim faço meu papel todos os dias na escola pública que eu trabalho.

E o meu trabalho vai muito além do ato de ensinar.

Procuro reconhecer as necessidades dos meus alunos e ajudá-los a superarem.

Assim me sinto uma professora cheia de desafios que juntos aos seus alunos tenta superar, sei que não é fácil, mas foi o que escolhi e nunca vou desistir.

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios