Geraldino Pedro Goulart
No dia 05 de dezembro de 1935, nasceu na cidade de Laguna, em uma pequena casa, Geraldino Pedro Goulart. Sua mãe era de Santa Clara (Orleans), e seu pai de Bom Jardim (Serra Catarinense). Após seu nascimento, uns 5 anos depois, veio morar em Ilhotinha que ainda pertencia a Tubarão.
Quando era criança, ele ia para a escola, mas fugia e subia em uma árvore bem em frente à igreja, e ficava assoviando. Quando sua professora conseguia pega-lo, ficava de castigo, ela puxava suas orelhas e o deixava ajoelhado em pedregulhos por conta de suas travessuras. O menino deixou a escola mais ou menos uma semana depois de começar.
Ainda criança, quase todos os dias ele ia para a casa de seus amigos para brincar - isso era o que ele dizia, mas na verdade ele sempre ia perto do meio dia ou perto das refeições para comer, pois na sua casa, na maioria das vezes faltavam alimentos.
Em sua adolescência, quando era convidado para uma festa, ficava triste porque nunca tinha camisas novas, e quando tinha, faltava a calça. Ele via seus amigos indo para as festas e ficava chorando embaixo de um pé de laranjeira.
Já adulto Seu Geraldino teve vários empregos, começou com a colheita de café, depois foi puxar arado de boi, também trabalhou na mina de carvão, na agricultura e por último teve comercio na cidade.
Casou-se com Dona Maria em 1960 e tiveram 9 filhos.
Hoje, depois de muito esforço alcançou seus sonhos. Tem uma casa grande, bonita e aconchegante. Tem muita comida boa em sua mesa e uma família feliz e unida.
Excerto editado a partir do texto coletivo do 4º ano, professora Luana M. Maciel. Escola Municipal de Educação Básica Vitório Marcon.