Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Por: Museu da Pessoa, 9 de dezembro de 2007

Democratização da água

Esta história contém:

Democratização da água

Vídeo

Meu nome completo é Luis Flávio Cappio. Nasci na cidade de Guaratinguetá, estado de São Paulo, e meus pais se chamavam Luis Cappio e Letícia Levis Cappio. Eles nasceram na Itália e vieram para o Brasil na década de 1930.

Eu venho de uma família cristã, católica praticante, e toda a minha infância, a minha adolescência, a minha juventude foi nesse ambiente assim marcadamente formado pela religião, pela fé. E nesse clima eu descobri minha vocação religiosa sacerdotal e optei por entrar na Ordem dos Frades Menores Franciscanos. Ingressei na Ordem dos Franciscanos, me ordenei Sacerdote e logo depois eu vim para o sertão da Bahia. Já faz 33 anos que eu trabalho no sertão da Bahia.

Eu vim como missionário porque, como a senhora deve saber, os franciscanos optam por aqueles locais mais carentes, mais necessitados e mais pobres. E o sertão da Bahia é o lugar onde predominantemente vivem os mais pobres deste país e é por isso que eu vim morar e servir esse povo.

Eu conheci o Rio São Francisco como acidente geográfico nas aulas de geografia no meu tempo de estudante. Mas quando eu vim para o sertão da Bahia, eu observei que o São Francisco é muito mais que um acidente geográfico: ele é a vida de um povo, não é? Ele é o pai de um povo, é a mãe de um povo. É o rio e a sua bacia que garante a vida de milhões de nordestinos. Então eu passei a admirá-lo e venerá-lo, como um ente, um dom de Deus para a vida dessa população. E me preocupei, me impressionei muito, pelo seu grau de degradação, e eu percebi que a vida do povo depende da vida do rio, então lutar pela vida do rio é lutar pela vida do povo.

O que nos motivou a essa peregrinação foi justamente a situação em que o rio se encontra e a necessidade de entabular um diálogo com as comunidades beiradeiras para refletir com o povo a situação do rio e mostrar para o povo que em primeiro lugar esse rio é um grande dom de Deus para a vida deles. Em segundo lugar, que...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.