Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Por: Museu da Pessoa, 28 de setembro de 2022

DEHSU BA’SE BAHSESE: Benzimentos dos lugares de usufruto

Esta história contém:

DEHSU BA’SE BAHSESE:  Benzimentos dos lugares de usufruto

Vídeo

Ele abriu muita roça

Passou a vida plantando

Narrou histórias na palhoça

Foi pra pesca remando

Tudo que tem na vida nossa

Orlando segue ensinando

Nasceu na comunidade wamu wi’i yoã mudou-se para Iauaretê para estudar. Estudou na comunidade de Dom Bosco seguindo a orientação do pai.

Antigamente tinha suas roças no lado da colômbia e também já recebia orientações de como derrubar roça em que tempo, de como preparar cumatá e outros utensílios. Também conhece os lugares sagrados para armar os caiás, que são lugares de respeito, lembra que só os mais velhos podiam consumir os peixes da cachoeira.

Do pai recebeu também os benzimentos saberes para fisgar peixes e também para proteção, ao contrário dele os filhos não se interessaram de aprender os conhecimentos do pai, tem seis filhos, e um faleceu, fala tukano e também entende wanano, orienta os filhos para respeitar os próximos. Lembra do avô quando estudou os benzimentos.

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: DEHSU BA’SE BAHSESE: Benzimentos dos lugares de usufruto
Data: 28 de setembro de 2022
Local de produção: Brasil / Amazonas / Iauareté
Entrevistador: Josiane Tariana
Vídeomaker: Lucas Matos Tariano
Vídeomaker: Susane Wanano
Vídeomaker: Paulo Tariano
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.