Valdemar Kaapor narra a história da expulsão dos madeireiros, fazendeiros e posseiros do território Alto Turiaçu. Ele conta da época em que sua saúde não estava 100%, mesmo assim ele ficou firme na luta. Na época, o território passava por muitas invasões, e havia muitos guerreiros e uma guerreira, a Mirixi Kaapor, nesse enfrentamento. Nesse tempo, o contato com o mundo de fora era através de jornais e foi nesse período que Valdemar teve dimensão da grandeza em todos os sentidos do território do povo Kaapor.

Título: Defensor do território

Data: 20/08/2022

Local de produção: Brasil / Pará / Viseu

Personagem: Valdemar Kaapor Entrevistador: Entrevistador: Carlos Augusto Tembé Revisor: Nataniel Torres Autor: Museu da Pessoa Patrocionador: Vale