Maria Carlota é indígena do povo Tukano, moradora de Iauaretê - Terra Indígena Alto Rio Negro/AM. Em sua história de vida ela conta de seus aprendizados com sua mãe na arte do tucum, como fazer rede de puça para pesca e outras coisas que aprendeu, como utensílios de cerâmica. Também conta como maneja o tucum para a extração das fibras. Relata sobre a importância do carajuru para as pinturas corporais como forma de proteção e nos dias de festa e fala sobre o hãde hãde, um canto feminino de improviso que celebra os momentos festivos entre parentes, que ela canta ao final.

Ela mora na margem do rio Sempre faz a sua cantoria É uma grande artesã Trabalha com muita alegria É uma ótima conselheira Apreciadora da cachoeira Que é da onde tira sua energia Maria Carlota, do povo Tukano, nasceu em Piracuara, comunidade na margem colombiana do Papuri, rio que delimita a f...Continuar leitura

• Vídeo na íntegra

• Áudio na íntegra

• Texto na íntegra

• Ficha técnica

Título: Dedicada no que faz / DUHIRI U’TU KɄOGO

Data: 21/09/2022

Local de produção: Brasil / Amazonas / Iauaretê - São Gabriel Da Cachoeira

Entrevistador: José Brito Entrevistador: Paulo Sergio Tariano Vídeomaker: Lucas Matos Tariano Outro: Ednaldo Desano Personagem: Maria Carlota Simões Tukano Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.