Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Por: Museu da Pessoa, 21 de setembro de 2022

Dedicada no que faz / DUHIRI U’TU KɄOGO

Esta história contém:

Dedicada no que faz / DUHIRI U’TU KɄOGO

Vídeo

Ela mora na margem do rio

Sempre faz a sua cantoria

É uma grande artesã

Trabalha com muita alegria

É uma ótima conselheira

Apreciadora da cachoeira

Que é da onde tira sua energia

Maria Carlota, do povo Tukano, nasceu em Piracuara, comunidade na margem colombiana do Papuri, rio que delimita a fronteira entre Brasil e Colômbia. Ainda muito nova foi mandada por seus pais para estudar no internato em Monforth, povoado um pouco acima de sua comunidade Piracuara. Depois, na adolescência, foi com a família para a região de Guaviare, na Colômbia. Foi lá que conheceu seu marido. Casada e já com uma filha, mudaram-se para o Uaupés brasileiro. Diz que com sua mãe aprendeu muita coisa entre a infância e juventude, especialmente a trabalhar o tucum e fazer redes de puça para a pesca, e também a trabalhar cerâmica. Mas que foi só depois de casada que aprendeu a trabalhar direito na roça, fazer farinha, preparar beiju e outras coisas importantes. Um tempo adoeceu gravemente e passou vários anos doente. Seu marido, que é pajé, a curou e depois de curada se mudaram para Iauaretê. Diz que com sua mãe aprendeu a trabalhar o tucum e fazer puçá (redinha de pesca). Também aprendeu a fazer utensílios de cerâmica. Hoje atua na AMIDI e ensina outras mulheres.

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: Dedicada no que faz / DUHIRI U’TU KɄOGO
Data: 21 de setembro de 2022
Local de produção: Brasil / Amazonas / Iauaretê - São Gabriel Da Cachoeira
Entrevistador: José Brito
Entrevistador: Paulo Sergio Tariano
Vídeomaker: Lucas Matos Tariano
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.