Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Por: Raquel Alvarenga Sena Venera, 5 de agosto de 2018

De ‘Tatao’, ‘tio Boto’ a um grande influenciador digital

Esta história contém:

De ‘Tatao’, ‘tio Boto’ a um grande influenciador digital

Vídeo

Gustavo San Martin Elexpe Cardoso, tinha 31 anos quando narrou sua história. Nasceu em São Paulo e cresceu em Guarulhos – SP. Sua história é mais uma história de sonhos de um jovem que queria vencer na vida, ganhar seu dinheiro e dar orgulho aos pais. O “Tatao”, como era carinhosamente chamado pelas irmãs Pamela e Priscila, é filho de Galmar Marcos Cardoso filho de uma família tradicional do interior de São Paulo e Maria Tereza San Matín Elexpe Cardoso, descendente de espanhóis que fizeram fortuna no Brasil depois de uma árdua história de conquistas. Gustavo lembra do começo humilde de seus familiares.

O pai nasceu e cresceu na zona rural do interior de São Paulo, muito cedo começou a trabalhar na roça catando algodão, no ano era 1959. Já mais crescido trabalhou de engraxate e office boy. Os avós maternos desembarcaram no Brasil e quatro anos depois sua mãe nasceu. Como qualquer outra família de imigrantes enfrentou dificuldades ao procurar espaço para deitar raízes. A avó trabalhou de doméstica e em um bar servindo um cafezinho, que segundo Gustavo, era o café mais famoso da Vila Prudente, bairro da capital paulista. Já o avô foi mecânico. Passado alguns anos os avós maternos começaram a prosperar, mudaram-se para Guarulhos e montaram ali uma pequena metalúrgica. Justamente nessa boa fase econômica os pais de Gustavo se conheceram.

Ele conta sobre os detalhes que lhe contaram sobre o dia em que os pais se viram pela primeira vez. Maria Tereza tinha cerca de vinte anos e estava de carro parado em um semáforo quando um rapaz piscou para ela. Assustada perguntou: “mamãe ele piscou para mim, o que eu faço agora?”. A avó do Gustavo, Isaura, respondeu: “Ah, pisca de novo”. A partir dali houve troca de telefones e Galmar fez sua primeira visita a casa da futura namorada. Caprichou no visual para a primeira visita com roupas brancas e um carro. Era 1983. Tanto foi a boa impressão que o...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.