Ir direto ao conteúdo
História

De sonho e de luta

Esta história contém:

De sonho e de luta

Adelson foi um dos primeiros moradores do bairro Limoeiro. Chegou a Ipatinga sem saber ler e escrever e conseguiu formar uma bela família e um bom patrimônio, méritos de seu trabalho e de sua coragem.

Ele nos contou que passou por muitos problemas em sua infância. Disse com muita tristeza e emoção do dia em que perdeu seu pai. “Não gosto muito de falar sobre minha infância”, ele disse. É que o pai faleceu muito novo, aos 41 anos. Sua mãe, então, criou 11 filhos sozinha e com muita dificuldade.

Durante sua infância, gostava de nadar nos rios e brincar de pique- esconde; a natureza era cenário para suas brincadeiras. Divertia-se poucas vezes, pois não sobrava muito tempo. Além disso, ele não tinha brinquedos devido às condições financeiras da família. Daquela época, ainda sente saudade da macarronada com queijo que sua avó fazia para ele. Era sua comida preferida, e ainda é.

Senhor Adelson veio da cidade de Mutum, Minas Gerais, a convite de seu irmão, que já havia se mudado para Ipatinga. Conseguiu um trabalho em uma pedreira, onde eram difíceis e precárias as condições de trabalho. A roupa era inadequada para o serviço e faltavam equipamentos de proteção, de modo que o risco de acidentes era grande.

Mesmo não tendo frequentado escolas, interessava-se em ajudar e disse que as professoras do bairro lutavam para adquirir o mínimo de material para poder alfabetizar as crianças. Disse ainda do amor que aquelas professoras sentiam ao exercerem sua profissão.

Por fim, Adelson falou da alegria que sente em morar no bairro e da gratidão por tudo que conquistou, já que foi vereador durante cinco mandatos, presidente da Câmara Municipal de Ipatinga e até prefeito durante 14 dias.

fechar

De sonho e de luta

história: De sonho e de luta
tipo: Desenho

De sonho e de luta

história: De sonho e de luta
tipo: Desenho

De sonho e de luta

história: De sonho e de luta
tipo: Desenho

De sonho e de luta

história: De sonho e de luta
tipo: Desenho

De sonho e de luta

história: De sonho e de luta
tipo: Desenho

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios