Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História

De Portugal até o interior de São Paulo

Esta história contém:

De Portugal até o interior de São Paulo

Vídeo

João Batista Tavares, de 78 anos e residente na cidade de São João da Boa Vista, no interior de São Paulo, conta um pouco do processo de imigração de seu pai, Antônio Tavares, que veio de Portugal para o Brasil.

João conta que a imigração de seu pai ocorreu em 1914 por conta do início da Segunda Guerra Mundial, quando ele foi mandado de navio para o Rio de Janeiro junto com seu irmão, com o qual, depois da imigração, nunca mais teve contato. Antes da mudança para o Brasil, Antônio trabalhava junto com sua família em uma quinta na cidade de São Pedro de Castelões, que fica no município de Vale de Cambra. Quando ele chegou ao Rio de Janeiro, sua profissão mudou drasticamente, a família onde Antônio ficou, que mais tarde se tornaria a família de sua esposa, tinha uma marcenaria e ele começou a trabalhar como ajudante de marceneiro.

Depois de um tempo, o pai de João acabou se casando com a filha do casal da casa em que ele morava, e juntos se mudaram para o interior de São Paulo, para São João da Boa Vista, onde João e duas de suas três filhas ainda moram. Chegando em São João, ele abriu uma pequena marcenaria que, com o decorrer do tempo, foi crescendo muito por conta da localidade ser uma cidade pequena e por não existir tantas marcenarias na época.

Antônio teve dez filhos, sendo João o mais novo; por isso, quando nasceu, a condição financeira de sua família já era estável, e em casa eles tinham aparelhos domésticos como geladeira e telefone, que na época não eram comuns.

Como ele era um homem bem fechado, os filhos não sabiam muito como se sentia em relação à imigração, principalmente João, por ser o mais novo. Ele não trouxe consigo muitas tradições, apenas o consumo de vinho nas refeições e o bacalhau. Ele também não falava muito sobre o desejo de voltar para Portugal, porém, João acha que ele sempre sentiu vontade e saudades da família, já que o único contato que eles tinham era por cartas, mas...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios