Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História
Por: Museu da Pessoa, 18 de setembro de 2009

De Minas ao Rio, da roça às águas

Esta história contém:

De Minas ao Rio, da roça às águas

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Projeto Mestres do Brasil – Suas memórias, saberes e histórias

Entrevistada por Douglas Tomás e Morgana Mazeli

Depoimento de Teresinha Santiago

Rio de Janeiro, 18/09/2008

Realização Instituto Museu da Pessoa

Depoimento OFMB_HV10

Transcrito por Denise Yonamine

Revisado por Fernanda Regina

P/1 – Vou pedir pra você começar falando o seu nome completo, o local e a data do seu nascimento.

R – Posso falar? Teresinha Santiago dos Santos, nascimento 01 de maio de 1947.

P/1 – E local?

R – Lamim, Minas Gerais.

P/1 – E o nome dos seus pais?

R – José Deodédio da Cruz e Geralda Maria Madalena.

P/1 – Ok. Teresinha, eu queria pedir pra você iniciar falando um pouco, esse seu nome Teresinha, né, por quê que é? Você sabe dessa história porque que é Teresinha e não Teresa?

R – É. Eu posso explicar o seguinte, o meu avô era delegado de polícia, então de vez em quando ele trocava de Estado e todos os lugares, que ele era assim, bastante católico, então todos os lugares que tinham igreja ele procurava saber quem era a protetora, então Santa Teresinha. A minha filha tá esperando neném, então se for menina vai chamar Teresinha, então por causa disso. Normalmente todos os filhos, os netos, ele é quem botava o nome.

P/1 – E o seu avô era delegado? Fala um pouco sobre o seu avô?

R – Não, eu não posso falar muito porque eu tinha assim, uns sete anos, quando ele faleceu, entendeu? Então eu lembro um pouco dele, entendeu, muito pouco mesmo, então não tem como falar muita coisa dele.

P/1 – E a avó?

R – Também não, minha avó ainda morreu primeiro que ele, então, eu era muito pequenininha e não me lembro. Avó materna no caso, a paterna saiu lá do distrito onde morávamos e aí não tivemos muito contato com ela. Ela morava até em outra cidade, perto de Belo Horizonte. Foi morar ali, então não tínhamos muito contato, eu fiquei separada e não tive muita oportunidade de falar, de ter a minha avó, principalmente...

Continuar leitura

Título: De Minas ao Rio, da roça às águas

Data: 18 de setembro de 2009

Local de produção: Brasil / Rio De Janeiro

Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios