Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História

De Kaunas à São Paulo

Esta história contém:

De Kaunas à São Paulo

Vídeo

Ana Maria Cardachevski é uma mulher de 60 anos, historiadora e descendente de imigrantes do Leste Europeu, por parte paterna. Seu avô era lituano, de família de origem russo-polonesa. Lá, ele e seus pais viviam em meios urbanos: o avô da entrevistada era aprendiz de alfaiate; o bisavô era cocheiro; e a bisavó, diretora de orfanato.

Já a família por parte de sua avó vinha da Bessarábia. Seu bisavô trabalhava afiando facas e com outros trabalhos menores. Já sua bisavó era dona de casa.

Ambas as famílias vieram ao Brasil durante a década de 1920, no contexto do fim da Primeira Guerra Mundial, crise econômica e instabilidade política. A família de seu avô veio pela oferta de trabalho no campo, em plantações de café. Já a família de sua avó veio por ofertas de trabalho urbanas, pela Igreja Batista.

Para vir ao Brasil, seu avô, bisavô e bisavó deixaram muitos familiares para trás. Alguns desses familiares, como um de seus irmãos, permaneceram no Leste Europeu, enquanto outros migraram para diferentes regiões, como França e Estados Unidos.

Chegando ao Porto do Rio de Janeiro, a família de seu avô foi ao Paraná, para trabalhar em plantações de café. As instalações para os imigrantes, porém, tinham péssimas condições. Segundo ele, lá o chão era de terra batida, e era tudo muito distante e isolado de centros urbanos. Por conta disso, deixaram o trabalho, e a partir de contatos que haviam feito com outros imigrantes, foram tentar a vida em São Paulo, utilizando-se das economias que ainda tinham. Já que na Lituânia era um aprendiz de alfaiate, no Brasil retomou o ofício, conseguindo abrir uma alfaiataria no centro da cidade, onde trabalhou até se aposentar.

Já a família de sua avó, chegando ao Brasil, veio direto para São Paulo. Aqui, ela conseguiu um emprego na área médica, como enfermeira. Esse trabalho pôde sustentar os pais, que não haviam conseguido emprego por aqui.

Em São Paulo, ambas as famílias...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios