Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Por: Priscila Fernandes da Silva Valente, 23 de outubro de 2019

De criança festeira, à bisavó trabalhadeira

Esta história contém:

De criança festeira, à bisavó trabalhadeira

Dona Inocência era uma criança que gostava muito de festas, principalmente as de casamento, mas desde cedo aprendeu a ajudar seus pais trabalhando na roça. Filha de imigrantes espanhóis e a nona filha de dez irmãos, frequentou a escola até a 4ª série e ajudava sua mãe vendendo verduras, junto com suas irmãs, pela cidade batendo de porta em porta. Ela adorava brincar com suas irmãs de esconde-esconde, pega-pega, passa anel e fazia bonecas de espiga de milho. Levava uma vida simples, morava numa casa de barro e era muito feliz devido a liberdade que tinha no sítio. Certo dia, suas irmãs mais velhas foram convidadas para uma festa de casamento num sítio vizinho. Mas como ela era pequena não podia ir. Então ela começou a chorar, pular, e pedir muito para sua mãe deixar. Tanto chorou, insistiu que acabou levando umas palmadas, e por fim sua mãe acabou a deixando ir. Foram de charrete e ela se divertiu muito naquela festa. Da vida de muito trabalho no sítio e de idas e vindas às festas dos bairros, conheceu Júlio. Os dois se casaram e claro que não poderia faltar uma festa de casamento! Foi uma comemoração com muita diversão e foram servidos aos convidados diversos tipos de doces caseiros. Os dois sempre trabalharam juntos na roça para educar e cuidar muito bem de seus cinco filhos. Passados mais de quarenta anos, ela precisou deixar a vida no campo após seu esposo partir desta Terra. Como boa festeira que ainda é, adora reunir a família aos domingos para almoçarem juntos e para contar mais causos de sua vida para seus filhos, netos e bisnetos.

Imagens (1)

Fechar

Avó e irmãs

Dados da imagem Dona Inocência e suas irmãs indo à festa de casamento

Período:
Ano 2019

Imagem de:
Inocência Alcalá da Silva

História:
De criança festeira, à bisavó trabalhadeira

Crédito:
Rayssa

Tipo:
Desenho

Palavras-chave:
festa, sítio, casamento

Dona Inocência e suas irmãs indo à festa de casamento

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.