Ir direto ao conteúdo
História

De Cafuringa a Cafu

Esta história contém:

De Cafuringa a Cafu

Vídeos (2)

Navegue horizontalmente pra acessá-los

fechar

Cafu fazendo um lançamento (Mundial de Interclubes

Em primeiro plano está Cafu, sendo observado por Muller e um jogador do Barcelona. O São Paulo venceu a partida por dois a um, conquistando seu primeiro título mundial.

período: Ano 1992
local: Japão / Tóquio
história: De Cafuringa a Cafu
crédito: Acervo Pessoal
tipo: Fotografia

Cafu em ação contra o Universidade Católica do Chi

Da esquerda para a direita: Cafu é o primeiro. O São Paulo foi a Santiago com uma grande vantagem: poderia perder por três gols de diferença que seria o campeão. Caso perdesse por quatro gols, haveriam cobranças de pênaltis para saber quem era o campeão. O São Paulo perdeu a partida por dois a zero e conquistou o Bi-campeonato da Libertadores.

período: Ano 1993
local: Chile / Santiago
história: De Cafuringa a Cafu
crédito: Acervo Pessoal
tipo: Fotografia

A comemoração dos jogadores na viagem de volta de

Da esquerda para a direita; de cima para baixo; primeira fila: Ronaldo, Lula, Zetti, Marcos e Cafu. Segunda fila: Macedo, Elivelton, Valber, Telê Santana e Catê. Terceira fila: Raí, Moraci, Ronaldo Luiz, Dinho, Cerezo e Adílson. Quarta fila: Palhinha, Muller e Pintado (de mascara) Todos os jogadores comemorando o título de campeão mundial, ainda no avião, antes de serem recebidos com grande festa na cidade de São Paulo, ganhando a chave da cidade das mãos da prefeita Luiza Erundina.

período: Ano 1992
local: Japão / Tóquio
história: De Cafuringa a Cafu
crédito: Acervo Pessoal
tipo: Fotografia

Cafu

Cafu, com 24 anos, treinando no Centro de Treinamento da Barra Funda.

período: Ano 1994
história: De Cafuringa a Cafu
crédito: Márcia Zoet
tipo: Fotografia

Treino

Cafu voltou à treinar no Centro de Treinamento após renovar seu contrato para o ano de 1994.

período: Ano 1994
local: Brasil / São Paulo / São Paulo, Sp
história: De Cafuringa a Cafu
crédito: Márcia Zoet
tipo: Fotografia

Mapa Cafu

São Paulo - Times: Itaquaquecetuba São Paulo -1988

história: De Cafuringa a Cafu
crédito: Acervo Pessoal
tipo: Mapa

Entrevista em vídeo

Imagem capturada da entrevista em vídeo.

período: Ano 1993
local: Brasil / São Paulo / São Paulo
história: De Cafuringa a Cafu
crédito: Acervo Pessoal
tipo: Fotografia

Foto dos campeões mundiais interclubes antes da partida contra o Barcelona

O São Paulo disputou a final do mundial interclubes contra o Barcelona da Espanha. A partida foi dois a um para o São Paulo que saiu perdendo, Stoichkov fez o gol do Barcelona aos doze minutos do primeiro tempo. O São Paulo empatou aos 27 do primeiro tempo, através de Raí, depois de uma linda jogada de Muller. O gol da vitória tricolor aconteceu aos 34 minutos do segundo tempo, em uma cobrança de falta perfeita de Raí.

período: Ano 1992
local: Japão / Tóquio
história: De Cafuringa a Cafu
crédito: Acervo Pessoal
tipo: Fotografia

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF
Projeto: História em Multimídia do São Paulo Futebol ClubeDepoente: Marcos Evangelista de Moraes, o CafuEntrevistado porSão Paulo, Entrevista nº SPFC_HV015R- Cafu, fale um pouco de você... Onde nasceu, quando nasceu, de seus pais, a sua infância... P - Em primeiro lugar, o meu nome é Marcos Evangelista de Moraes. Tive uma infância como a que a maioria das pessoas pobres tem nesse Brasil. Não foi uma infância muito boa, mas graças a Deus eu tive uma estrutura muito boa do meu pai e da minha mãe, excelente, né? Eu acho que isso me deu bastante força para que eu pudesse chegar onde eu estou. Tenho 23 anos, morei num bairro pobre do Jardim Irene, mas um bairro onde tinham pessoas de caráter e junto com eles eu consegui vencer.P - E seus pais?R - Meu pai se chama Célio e minha mãe Cleuza, foram as pessoas que mais me deram força para o futebol. Eu acho que se eu estou onde estou hoje eu tenho que agradecer muito a Deus e a eles também, pela força que eles me deram.P - A sua família, seus irmãos, quantos são?R - Nós somos em seis. Quatro homens e duas meninas, e a maioria dos irmãos também jogam bola. Uns jogam só pelada, outros jogam profissionalmente como eu. Meu irmão mais novo, o Mauro, joga em Santa Catarina no time do Blumenau.P - Lembranças da sua infância?R - Eu tive uma infância muito boa e muito gostosa também, né? Apesar de não ser uma pessoa de uma estrutura muito alta em termos financeiros, mas foi uma infância rica em termos de amizade e em termos de saúde. Nós saíamos muito para bagunçar, pra brincar, e eu fiz diversos amigos, amigos que graças a Deus eu tenho até hoje.P - Como é que eram as brincadeiras que vocês faziam?R - É. Eram brincadeiras de moleque mesmo, subir em árvore, correr atrás de pipa, jogar bolinha, rodar pelo... Foram brincadeiras sadias e até hoje eu tenho amizade com esse pessoal, a maioria delas está casada, tem seus filhos, a sua família, e continuam trabalhando honestamente, e isso é... Continuar leitura

Título: De Cafuringa a Cafu

Local de produção: Brasil / São Paulo / São Paulo

Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios