Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História
Por: Museu da Pessoa, 4 de setembro de 2007

Dane-se a dieta!

Esta história contém:

Dane-se a dieta!

Vídeos (2)

Navegue horizontalmente pra acessá-los

IDENTIFICAÇÃO Sou América Suárez de Oliveira e nasci em São Paulo, em 1946. FAMÍLIA Meu pai José Suárez Blanco é espanhol e minha mãe América Abreu de Suárez, descendente de alemães. O meu bisavô materno veio contratado por Dom Pedro para construir as estradas de ferro de São Paulo. Isso é o que eu sei. Pelo lado do meu pai, meu avó veio numa leva de espanhóis que vinham pra ter padaria. Uma vez fizeram uma padaria na Rua Campos Salles e a tiveram por muitos anos. Depois meu pai teve um armazém de secos e molhados na Rua Conceição esquina com a Lusitana; chamava Casa Ceres. Eu tenho um irmão que é livre docente da USP [Universidade de São Paulo], em Lingüística; e a minha irmã trabalhou por muitos anos no Maison de La France, em São Paulo. Trabalhou com turismo para a França. INFÂNCIA Eventualmente, meu pai nos escalava para ajudar no armazém. Eu tinha medo de atender ao telefone. Detestava atender telefone, procurava me esconder, mas gostava de fazer os pedidos. Antigamente era tudo pedido. Gostava de passear na vizinhança: ia na frente, que tinha o Colaferri Macarrão, ia conversar com o italiano; ia do lado, na Mercantil de Vidros Planos onde havia alguns espelhos que engordavam e outros que emagreciam. Gostava de ficar passeando por lá, nos vizinhos, quando era criança. Nós também brincávamos, claro. Brincávamos de acusada, que é o esconde-esconde; brincava de bola, de boneca, ficava até as nove, dez horas da noite, no verão. Podíamos ficar na rua até dez horas. Os meninos brincavam de futebol e eu tinha bastantes amigos porque na rua onde eu morava tinha bastante criança. CIDADES / CAMPINAS / SP Morava no Cambuí. Era muito gostoso, a rua que eu morava era Presciliana Soares, uma rua que tinha de tudo: classe média alta, tinha pessoas mais simples, e todos nós íamos para escola pública. Era mais igual, eu gostava. Brincava bastante na rua. COTIDIANO Desde pequenos nos habituamos a...

Continuar leitura

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

P/1 – Bom dia, América.

R – Bom dia.

P/1 – Nós vamos começar com você nos falando seu nome completo, local e a data do seu nascimento.

R – América Suárez de Oliveira. Nasci em São Paulo em 1946.

P/1 – E qual é o nome de seus pais?

R – José Suárez Blanco e América ___0.30____ Suárez.

P/1 – O nome da sua... a origem da sua família, qual é?

R – Meu pai é espanhol e a minha mãe, descendente de alemães.

P/1 – E você sabe como eles chegaram aqui no Brasil, seus avós vieram...?

R – Meus avós por parte de minha mãe... na realidade, o meu bisavô veio contratado por D. Pedro pra construir as estradas de ferro de São Paulo. Isso é o que eu sei. E o meu pai veio... o pai dele que veio primeiro, uma leva de espanhóis que vinham pra fazer... ter padaria. Uma vez fizeram uma padaria na rua Campos Salles, e muitos anos eles tiveram essa padaria na Campos Salles. Depois meu pai teve um armazém na Rua Conceição com a Lusitana, secos e molhados na época.

P/1 – Então a atividade de seus pais, eles eram comerciantes?

R – Comerciantes.

P/1 – E você falou que seu pai teve um armazém, né?

R – Armazém. Casa Ceres. Ficava na Rua Conceição com Lusitana, numa esquina.

P/1 – Conta um pouco pra gente, o que você lembra desse armazém do seu pai, como é que era?

R – Ah, eu gostava de... eu tinha medo de atender o telefone. Detestava atender telefone, então eu procurava me esconder, mas gostava de fazer os pedidos, que antigamente era tudo pedido, gostava de passear na vizinhança, ia na frente, que tinha o (Cola Ferre?) Macarrão, ia conversar com italiano, ia do lado na Mercantil de Vidros Planos, que tinha umas... uns espelhos que um engordava, outro emagrecia. Gostava de ficar passeando por lá, quando era criança, nos vizinhos.

P/1 – Você lembra, assim, um pouco do movimento do armazém, as pessoas usavam aquela cadernetinha pra comprar, como é que era?

R – Não era caderneta, não era... não me...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios