Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Antonio Ruiz Vilanova
Por: Museu da Pessoa,

Da zona rural à cidade

Esta história contém:

Da zona rural à cidade

Vídeo

IDENTIFICAÇÃO Meu nome completo é Antonio Ruiz Vilanova, eu nasci em São João da Boa Vista, em 28 de janeiro de 32. FAMÍLIA Meus pais eram Salvador Ruiz Castilho e Águeda Vilanova. Meus avós, Salvador Gimenez e Helena Del Castillo. São de origem espanhola. Vieram todos da Espanha, meus avós e meus pais. Vieram de navio, no começo do século, fugindo da guerra, como a maior parte do povo. Eles vieram direto pra São João da Boa Vista. Desembarcaram em Santos. Em São João da Boa Vista, eles trabalhavam na lavoura. Moravam na roça. Meus pais, em 32 - eu nasci em 32, mas com três meses meu pai me trouxe pra Guararema - compraram uma propriedade em Guararema, meus avós e meus pais. Nós ficamos em Guararema até 43, 44, mais ou menos. Aí depois viemos pra São José dos Campos. Eles trabalhavam na roça, e as terras daqui, pra lavoura, são péssimas. Então, eles foram se cansando, cansando. Acabaram vendendo e se mudaram pra cidade. Na cidade, meu pai tinha banca no mercado. Vendia cereais, verduras. Banquinha pequena. Mercadão. Mercadão Central. Meu pai tinha umas três ou quatro bancas nesse Mercadão. TRABALHO Nessa época eu já trabalhava com meu pai. Tem um senhor que tinha banca no mercado, que já faleceu, é avô do Jairo Pinto. Chamava seu Ângelo Pinto. Eu trabalhei pra esse homem no mercado, também. Seu Ângelo Pinto, um italiano, tinha banquinha logo na parte de cima do mercado. Eu era ajudante, como eu tinha doze anos mais ou menos, ficava ajudando em tudo. Ajudante, ajudava na banca, no mercado, ajudava a limpar, ajudava a vender ali, era pequenininho, tinha doze anos. Naquele tempo só podia trabalhar com catorze anos. Eu fui trabalhar com o Salomão Diamante. Casa Salomão. CIDADES São José dos Campos Naquela época tinha Salomão Diamante, Casa Diamante e Israel Diamante. Tudo diferente. Salomão Diamante é lá em cima, ainda tem o prédio dele; a Casa Diamante é onde é uma galeria hoje;...

Continuar leitura

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

P/1-Bom, Toninho, pai né? Queria que você começasse essa entrevista dizendo pra gente teu nome completo, o local e a data do seu nascimento.

R- Meu nome completo é Antonio Ruiz Vilanova, eu nasci em São João da Boa Vista em 28 de 1 de 32

P/1- E o nome de seus pais?

R- Salvador Ruiz Castilho e Águeda Vilanova.

P/1- E seus avós, você lembra o nome deles?

R- Salvador Gimenez e Helena Del Castillo

P/1- Origem espanhola?

R- Espanhola.

P/1- E seus avós já nasceram aqui ou eles vieram?

R- Não. Vieram tudo da Espanha, vieram meus pais, meus avós e meus pais.

P/1- Os seus pais também?

R- Vieram da Espanha.

P/1- Você lembra como é que eles vieram? Você lembra dessa história?

R- Não, eles vieram de navio. Eles vieram no começo do século. 2002... Começo do século eles vieram pra cá.

P/1- Certo. Você sabe por quê que eles saíram da Espanha?

R- Sei. Fugindo da guerra.

P/1- Fugindo da guerra.

R- (riso) Como a maior parte do povo.

P/1- Eles vieram direto aqui pra São José?

R- São João da Boa Vista

P/1- Ah é, São João, onde o senhor nasceu. Eles desembarcaram onde, em Santos ou no Rio?

R- Ah, desembarcaram em Santos.

P/1- Em Santos e foram pra São João. E lá, o que que eles faziam?

R- Trabalhavam na lavoura. Moravam na roça.

P/1- Certo. E aí, como é que se deu essa mudança pra São José? Foi só você que veio?

R- Não, não, não. Aí, meus pais em 32, eu nasci em 32, mas com três meses meu pai me trouxe pra Guararema. Eles compraram uma propriedade em Guararema, meus avós e meus pais. Nós ficamos em Guararema até 43, 44, mais ou menos. Aí depois viemos pra São José dos Campos.

P/1- E aí, por quê que vocês saíram de Guararema? Porque Guararema é aqui no Vale também, né?

R- É por que... Eles trabalhavam na roça, né? E as terras daqui, pra lavoura, são péssimas. Então, eles foram se cansando, cansando. Acabaram vendendo e se mudaram pra cidade

P/1- E aí na cidade, o que eles faziam? Que...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.