Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Francilma Everton
Por: Francilma Everton, 11 de maio de 2024

Da Taipa à Toga: Como me tornei umas das melhores professoras do Maranhão e fui palestrar em Harvard

Esta história contém:

Da Taipa à Toga: Como me tornei umas das melhores professoras do Maranhão e fui palestrar em Harvard

Casei aos 18 anos e atualmente tenho 35. Não tenho filhos e continuo casada com meu marido maravilhoso, que sempre me apoiou. Mas minha história tem várias camadas que não necessariamente se tratam de casamento e família. É sobre o poder da educação na transformação de toda uma família. É sobre a realização dos sonhos dos meus ancestrais, que se concretizaram em mim e continuarão com outros que virão pela frente.

Tudo começou quando deixei o interior do Maranhão para estudar na capital do estado. Fiz todo o ensino fundamental no interior e acreditava que o ensino médio seria melhor se feito na capital. Por isso, mudei-me para morar com meus pais e deixei para trás a vida no interior, ao lado da minha avó, tios e primos. Na capital, tudo era diferente. Meus pais moravam em uma casa de taipa em uma área de ocupação na beira do mangue, um lugar insalubre, sem água potável, sem saneamento básico, e com muita violência.

Mais tarde, descobri que estudar na cidade grande era muito complicado. Precisava de dinheiro para pagar o transporte público e me deslocar até o centro da cidade. Saí de uma cidade pequena pensando que as coisas seriam mais fáceis, mas foi tudo mais difícil. Meus pais se esforçaram muito para que eu pudesse ir para a escola todos os dias, mas a escola oferecia um ensino de péssima qualidade. Eu entrava às 7h20 e muitas vezes saía às 9h30 porque não havia todos os professores para dar aula. Não tínhamos livros para estudar nem lanche para os alunos.

Como jovem negra e periférica, nem sonhava em fazer faculdade, até conhecer uma diretora da escola que me ensinou a sonhar com a faculdade. Além da desigualdade social e racial que me afetava, eu era vítima da desigualdade de sonhos. Eu não tinha um projeto de vida nem perspectiva de futuro. A partir desse encontro, passei a sonhar e comecei a ter o apoio dos meus pais. Mesmo sem livros da escola, pude me preparar para o vestibular com livros e apostilas de...

Continuar leitura
fechar

Palestrante na Brazil Conference at Harvard & MIT

Conhecendo MIT

período: 07/04/2024
local: Estados Unidos
imagem de:
Palavras-chave:

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios