Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Por: Museu da Pessoa, 24 de janeiro de 2007

Da pedagogia ao guaraná

Esta história contém:

Da pedagogia ao guaraná

Vídeo

Meu nome é Carlos Roberto Fonseca Sarquis. Eu nasci em Maués, em 5 de janeiro de 1971. O meu pai se chama Raimundo Sarquis e a minha mãe Conceição Sarquis. Meu pai trabalhava no pau-rosa, tirando o pau-rosa no interior, nas matas, aqui em Maués. Depois que terminou o pau-rosa, foi ficando difícil e ele passou a trabalhar com guaraná. A comercialização do guaraná cresceu muito naquela época e ele passou a trabalhar com guaraná. Foi dono de várias propriedades, de muitas terras. Minha mãe era doméstica, acompanhava-o com aquele trabalho todo de doméstica: lavar a roupa, fazer comida, tratava os peixes. O meu pai criou a gente trabalhando com os guaranazais, com o pessoal.

Infelizmente, meu pai faleceu e ficou a gente. A gente ainda era pequeno e eu comecei a trabalhar com a minha mãe. Eu estou continuando um trabalho que aprendi com o meu pai e, independentemente dos estudos que eu fiz, eu estou aqui porque eu gosto. Foi uma coisa que eu aprendi mesmo, de natureza, com os meus pais. Eu aprendi a amar o trabalho que ele fazia. Eu me sinto feliz trabalhando com guaraná.

A cidade era bem pequena, bem pacata. Eu lembro - eu também não sou tão velho assim - que o pessoal usava muito as bicicletas. Só as ruas da frente eram pavimentadas. Não era asfalto, era cimento mesmo. As ruas de trás lá eram tudo no chão mesmo e tinha pouco movimento. O movimento maior que a cidade tinha era do mês de dezembro em diante. Era que chegavam os compradores de guaraná de fora e a cidade ficava movimentada. Vinha o período também da festa de guaraná e o pessoal ficava mais animado. Eu me lembro muito bem desse período. Depois passava aquilo e a cidade ficava calma.

Eu estudei em Maués mesmo, na Escola Adventista, porque na época o meu pai tinha condições de pagar a escola particular para a gente. Eu estudei na Escola Adventista, depois fui para escola pública mesmo, que foi o São Pedro. Então eu estudei na Escola Técnica. Foi na capital. A...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.