Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Amanda Pazemecxas
Por: Museu da Pessoa, 14 de abril de 2021

Da manutenção de aviões à saboaria artesanal

Esta história contém:

Da manutenção de aviões à saboaria artesanal

Vídeo

Eu sou Amanda Pazemecxas. Nasci em 15 de janeiro de 1977, na cidade de Osasco, onde vivi até os 12 anos. E depois me mudei pra cidade de Ribeirão Preto. Minha mãe é a Vitória. E meu pai é o Anastácio Pazemecxas. Conheci a minha avó, a Antonina, que morou em Guarulhos. O meu avô, que eu não conheci, se chamava Antanas – a avó é polonesa, e o avô é lituano. Meu avô era perseguido político lá, então ele entrou pela Argentina. Existem muitas dificuldades de saber a história verídica, porque a minha avó sentia medo e vergonha de falar sobre a cultura lituana, sobre o que aconteceu. Às vezes, ela se arriscava a ensinar algumas palavras, algumas comidas, mas eu via que era vergonhoso, tinha medo.

Mas eu nunca imaginei que eu fosse ser uma comerciante, muito embora minha mãe sempre tenha sido uma. A minha formação é Tecnólogo em Manutenção Aeronáutica. Eu sempre gostei de desmontar coisas, e quando eu mudei pra Ribeirão Preto, meu tio tinha uma oficina aqui. Com 12 anos, eu fui ajudá-lo na oficina, a lavar peça, desentupir carburador, giclê, arrumava a bancada, ferramentas. Só que isso não era uma coisa muito bem-vista - uma menininha, imagina você, com o estereótipo de loirinha, magrinha, parecidinha com a Barbie, não era uma coisa que agradava muito à minha mãe.

Depois que eu já tinha me casado, eu descobri um curso em São Carlos e em Pirassununga, de Tecnólogo de Manutenção Aeronáutica. Fiz o curso, que durou mais ou menos quatro anos e meio. Passei pela escola, fui pra Anac, passei de primeira, e deixei os meninos da sala com o queixo caído. Mas foi muito difícil a integração na área profissional. Arrumei um emprego num autocenter e fazia o estágio não remunerado aqui em Ribeirão, no aeroporto. Fiquei um ano, e aí eles contrataram um outro profissional, que era bem menos qualificado. Passou seis meses, essa mesma empresa me ligou: “Ó, surgiu uma vaga aqui, você...

Continuar leitura

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Projeto Memórias do Comércio de Ribeirão Preto

Entrevista de Amanda Pazemecxas

Entrevista História de Vida HV_041

Entrevistado por: Luís Paulo e Claudia

Ribeirão Preto, 14 de abril de 2021.

Entrevista História de Vida 53

P1 – Deixa eu ver que número é a entrevista.

P2 – É número… cinquenta… não, espera aí, é…

P1 – Cinquenta e três.

P2 – Cinquenta e três. HV Cinquenta e três. Bom, Amanda, eu queria agradecer muito você ter aceitado participar do projeto. Esse projeto é bem antigo do Sesc. Existe… o Sesc faz o Memórias do Comércio desde 1994. Já teve três edições em São Paulo, uma em Santos, uma em Campinas, uma em São José dos Campos, Araraquara, São Carlos, agora Bauru, Rio Preto e Ribeirão Preto. E a Cláudia aqui…

R1 – Nossa, que legal.

P2 – Vai fazer a entrada? Ou eu faço?

P1 – Vou.

P2 – Então tá.

P1 - Amanda, como é que eu pronuncio o seu sobrenome?

R1 – Pazemecxas.

P1 – Pa-zê”?

P2 – Mecxas.

R1 – ... Mecxas.

P1 – Mecxas. É isso?

R1 – Pazemecxas. Isso.

P1 – “Pa-zê-méc”... É assim mesmo… (risos) Tá, você vai falar um pouco da origem desse nome.

R1 – É lituano.

P2 – Ah, é lituano?

P1 – “Pazemecxas”.

R1 – A origem… isso, iscá. E o “s” no final.

P1 – “Pazemecxas”... Bom, você corrige a gente (risos).

R1 – Fique tranquila.

P1 – Não, eu tô acostumada, a gente… quando teve o Comércio lá em São Paulo, tinha muito imigrante árabe e judeu também, então era uma loucura. Cheio de “y” (risos).

R1 – É. Nomes difíceis de se pronunciar.

P1 – E eu falava: “Gente, o nome dele não tem uma vogal, como é que pode isso?” (risos)

R1 – Existir, né? Mas é, na verdade, é, ainda assim, na família, a parte dos outros tios, foram registrados como “Pazemeckas”. Então é “c”, “k”, “a”, “s”. E meu pai, como “mecxas.”

P1 – Entendi, entendi…

R1 – Mas é...

Continuar leitura

Título: Da manutenção de aviões à saboaria artesanal

Data: 14 de abril de 2021

Local de produção: Brasil / Ribeirão Preto

Personagem: Amanda Pazemecxas
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios