Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Por: Museu da Pessoa, 10 de novembro de 2021

Da lavoura à escola

Esta história contém:

Da lavoura à escola

Vídeo

Nasci em Mineiros do Tietê, no estado de São Paulo. Meus pais eram lavradores, minha mãe trabalhava separada do meu pai, ela me levava junto desde pequenininha para trabalhar na lavoura de café. Depois veio a cana-de-açúcar. Começamos a trabalhar muito cedo na lavoura. A gente ia na escola até a hora do almoço e depois ia ajudar o pai com a mãe na roça, era bem difícil. A minha mãe também cuidava da gente e da casa.

O meu pai gostava de cantar. Então à tarde, depois que a gente jantava, ele sentava em uma escada, a gente sentava perto dele e ele ficava cantando. Não tinha luz elétrica, não tinha rádio naquela época, a gente ficava ouvindo ele cantar “Menino da porteira”.

Eu fiz a 2a série em Igaraçu, a gente morava no sítio, e a escola ficava a uns dois quilômetros de distância, tinha que ir a pé, não tinha condução. Depois, o meu pai me tirou da escola porque era difícil para ir, eu fiquei parada um ano. Aí os patrões do sítio conversaram com meu pai. Como eles moravam em Barra Bonita e iam buscar leite na cidade, eu vinha com eles para a cidade.

Com quinze anos, eu trabalhei na casa de um senhor que tinha usina em Mineiros do Tietê, pertinho de Barra Bonita. Trabalhei lá catorze meses como copeira, mas depois voltei para trabalhar na lavoura de novo. Eu não me acostumei muito com o serviço na casa de família. Não tinha horário para começar, não tinha horário para parar, como a gente ficava no serviço, tinha que trabalhar até o último jantar, arrumar a cozinha. Na lavoura a gente já tinha mais horário.

Fiquei em Igarassu até os vinte anos, quando me casei, muito nova ainda. Ele arrumou serviço, e o emprego era melhor, então viemos morar em Barra Bonita e ficamos casados 39 anos. Sair do sítio para ir para a cidade foi uma novidade para mim. O sítio não tinha luz elétrica, a gente não tinha televisão, era tudo mais difícil, não tinha carro. Já na cidade era mais fácil, tudo mais perto, se a...

Continuar leitura
Fechar

Primeira viagem a Aparecida do Norte

Dados da imagem Todo mês de janeiro a família costumava ir à Aparecida do Norte. Esta tradição já existia antes da Doni nascer. 
Nessa foto, em frente a antiga Basílica, ela estava com 2 anos, entre os seus pais.

Período:
10/01/1958

Local:
Brasil / São Paulo / Aparecida Do Norte

Imagem de:
Maria Donizette Risso Jacomine

História:
Da lavoura à escola

Crédito:
Acervo pessoal

Tipo:
Fotografia

Palavras-chave:
viagem, aparecida do norte, pais, criança, basílica

Todo mês de janeiro a família costumava ir à Aparecida do Norte. Esta tradição já existia antes da Doni nascer. Nessa foto, em frente a antiga Basílica, ela estava com 2 anos, entre os seus pais.

Casamento com atraso

Dados da imagem Foto do dia do casamento da Doni com o João. O casamento foi realizado com duas horas de atraso, pois o carro com a noiva encalhou. O noivo achou que a Doni tinha desistido, mas no final deu tudo certo.
Na foto, de terno escuro está o padrinho Fernando Stangherlin e ao lado direito está o casal Antonio Adorno de terno claro listrado e Teresinha Adorno de vestido escuro. Os noivos estavam recebendo as bênçãos do padre Agnelo, da Paróquia São Joaquim.

Período:
Ano 28

Local:
Brasil / São Paulo / Igaraçu Do Tietê

Imagem de:
Maria Donizette Risso Jacomine

História:
Da lavoura à escola

Crédito:
Acervo pessoal

Tipo:
Fotografia

Palavras-chave:
casamento, noivo, noivos, padre, igreja, noiva, casamento religioso

Foto do dia do casamento da Doni com o João. O casamento foi realizado com duas horas de atraso, pois o carro com a noiva encalhou. O noivo achou que a Doni tinha desistido, mas no final deu tudo certo. Na foto, de terno escuro está o padrinho Fernando Stangherlin e ao lado direito está o casal Antonio Adorno de terno claro listrado e Teresinha Adorno de vestido escuro. Os noivos estavam recebendo as bênçãos do padre Agnelo, da Paróquia São Joaquim.

Primeiro aniversário do filho

Dados da imagem O aniversário do filho Adriano Jacomini foi comemorado na sua casa. Teve muitos doces e salgados e muitos convidados. O que está na foto é um colega de trabalho de nome Nivaldo.

Período:
06/12/1977

Local:
Brasil / São Paulo / Barra Bonita

Imagem de:
Maria Donizette Risso Jacomine

História:
Da lavoura à escola

Crédito:
Acervo pessoal

Tipo:
Fotografia

Palavras-chave:
filho, aniversário, festa de aniversario, doces, salgados, barra bonita

O aniversário do filho Adriano Jacomini foi comemorado na sua casa. Teve muitos doces e salgados e muitos convidados. O que está na foto é um colega de trabalho de nome Nivaldo.

A tradição que continua

Dados da imagem A tradição continuou e todo ano o casal viajava até a Basílica para agradecer todas as bênçãos recebidas. Nessa foto, o casal Doni e João estão encostados no carro da família.

Período:
06/01/1997

Local:
Brasil / São Paulo / Aparecida Do Norte

Imagem de:
Maria Donizette Risso Jacomine

História:
Da lavoura à escola

Crédito:
Adriano Jacomini

Tipo:
Fotografia

Palavras-chave:
tradição, aparecida do norte, viagem, basílica, casal

A tradição continuou e todo ano o casal viajava até a Basílica para agradecer todas as bênçãos recebidas. Nessa foto, o casal Doni e João estão encostados no carro da família.

Formatura do Ensino Fundamental

Dados da imagem Formatura dos alunos da 4º série da Escola Sesi, em Barra Bonita, SP. Doni é a primeira do lado direito da primeira fila.

Período:
13/12/1967

Local:
Brasil / São Paulo / Barra Bonita

Imagem de:
Maria Donizette Risso Jacomine

História:
Da lavoura à escola

Crédito:
Acervo pessoal

Palavras-chave:
escola, formatura, sesi, alunos, estudantes, ensino fundamental, barra bonita

Formatura dos alunos da 4º série da Escola Sesi, em Barra Bonita, SP. Doni é a primeira do lado direito da primeira fila.

Batizado do filho

Dados da imagem O batizado do seu filho aconteceu na Igreja São José, com as bênçãos do Padre Julinho. Adriano tinha 3 meses e seus padrinhos são Santa Rodrigues e Pedro Jacomini. As pessoas que estão com as crianças no colo, são mães que também estavam ali para o batizado de seus filhos.

Período:
19/03/1977

Local:
Brasil / São Paulo / Barra Bonita

Imagem de:
Maria Donizette Risso Jacomine

História:
Da lavoura à escola

Crédito:
Acervo pessoal

Tipo:
Fotografia

Palavras-chave:
batizado, igreja são josé, barra bonita, padre, igreja, catolicismo

O batizado do seu filho aconteceu na Igreja São José, com as bênçãos do Padre Julinho. Adriano tinha 3 meses e seus padrinhos são Santa Rodrigues e Pedro Jacomini. As pessoas que estão com as crianças no colo, são mães que também estavam ali para o batizado de seus filhos.

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.